Reportagens | Língua Portuguesa | 1º e 2º anos | Reportagens

Descobrindo a fantasia

Kirikú e a Feiticeira mostra de forma sensível e inteligente a cultura africana

POR:
NOVA ESCOLA

Kirikú é um menininho nascido na África Ocidental. Tão pequeno, ele não chega aos joelhos de um adulto. O desafio que impõe seu destino, no entanto, é imenso: enfrentar uma poderosa e malvada feiticeira, que secou a fonte de água da aldeia, engoliu todos os homens que foram enfrentá-la e ainda roubou todo o ouro ali guardado. Para recuperá-lo, Kirikú enfrenta muitos perigos e se aventura por lugares onde somente pessoas pequeninas poderiam entrar. "O filme trata a criança de um jeito inteligente, oferecendo a ela acesso a uma cultura diferente", afirma o professor Cláudio Bazzoni, assessor da prefeitura de São Paulo.


Kirikú e a Feiticeira, Michel Ocelot, 71 min., Imovision, tel. (11) 3294-0720

Proposta de atividade

Objetivo
Ampliar o repertório narrativo ao conhecer contos africanos.

Conteúdo
Introdução aos contos africanos.

Trechos selecionados
O filme pode ser exibido para a garotada na íntegra, pois é a aventura de Kirikú em todo o enredo que dá sentido à atividade.

Atividade
Na aula seguinte à exibição do filme, comece o trabalho lendo para a turma contos populares africanos, como os que compõem o livro A Gênese Africana: Contos, Mitos e Lendas da África (Leo Frobenius e Douglas C. Fox, 250 págs., Ed. Landy, 45 reais, tel. 11/ 3361-5380). Em seguida, debata com a turma pontos fantásticos da narrativa, como o fato de o garoto nascer falando ou crescer de repente. Explique que a história de Kirukú, assim como as narrativas lidas, fazem parte de outra cultura, diferente da nossa, mas que tem grande influência no Brasil. Fale sobre a vinda dos negros como escravos e sua decorrente influência cultural, como na música e na capoeira. Ressalte também palavras de origem africana na língua portuguesa. Destaque para a sala, ainda, as diferenças entre os contos lidos e os clássicos, com os quais devem estar acostumados.

Avaliação
Analise as impressões dos alunos sobre os textos lidos e o filme. Avalie em que aspectos a aula permitiu ampliar o universo cultural deles.

Divulgação. Arte Nova Escola