Reportagens | Livros & cia. | Reportagens

Diversão e aprendizado para todos

Indicações de bons textos de formação e literatura e brinquedos

POR:
NOVA ESCOLA

Formação

Entre brinquedos e mudanças

Educação de 0 a 3 anos - O Atendimento em Creche, Elinor Goldshmied e Sonia Jackson, 312 págs., Ed. Artmed, tel. 0800-703-3444, 54 reais

Um guia para profissionais de Educação Infantil que traz as principais mudanças do atendimento em creche ao longo dos últimos anos e propostas para um trabalho sensível e compreensivo em relação ao universo e ao desenvolvimento das crianças. A obra enfatiza a relevância do relacionamento entre pais e educadores, a organização da escola, o envolvimento e a valorização das mudanças progressivas e das atitudes coletivas. E mostra como o espaço pode propiciar mais conforto aos pequenos.

Pedagogia das relações

O Projeto Pedagógico da Creche e a Sua Avaliação - A Qualidade Negociada, Anna Bondioli (org.), 256 págs., Ed. Autores Associados, tel. (19) 3289-5930, 36 reais

Inspirado no sistema europeu de avaliação implementado nas creches da província de Emilia- Romanha, no norte da Itália, o livro não propõe comparações. Mas serve como inspiração ao colocar a criança como o ponto central na avaliação das escolas. A organizadora, Anna Bondioli, aposta na mudança de metodologia e em novos projetos pedagógicos que visem a melhoria da qualidade do ensino e valorizem o ser humano desde seus primeiros momentos de vida. O texto ainda mostra estudos que levam à necessidade de construção de uma pedagogia da infância, com tratamento igualitário e valorização da escuta e das diferenças.


Literatura

Explorando os sentidos

Baby Sentidos - Paladar, Olfato e Visão, dr. S. Beaumont, 10 págs. (cada um), Ed. Ciranda Cultural, tel. (11) 3761-9500, 19,90 reais (cada um)

Para pensar sobre o que a criança vê, come ou cheira, a Ciranda Cultural lançou a coleção Baby Sentidos. Os livros são confeccionados com papelão, para facilitar o manuseio, e trazem atrativos que incentivam a percepção dos pequenos. Em Visão, é possível fazer diferentes caretas num espelho que atravessa as páginas. Já Paladar traz alimentos escondidos em "janelas", e Olfato conta com um mecanismo de "raspe e cheire" para descobrir qual a fruta mais perfumada. As fotos coloridas apresentam crianças em diferentes situações de desenvolvimento de cada um dos sentidos.

Só muda o endereço

O Livro da Mamãe e O Livro do Papai, Todd Parr, 32 págs. (cada um), Ed. Panda Books, tel. (11) 3088-8444, 25,90 reais (cada um)

Eles são diferentes e cada filho tem os seus. Mas todos adoram ver as crianças dormindo e dar beijos e abraços. Tudo o que eles querem é que os pequenos sejam como são. Pais com cabelos, gostos e trabalhos diferentes - e mães que confirmam a velha máxima de que elas são todas uma, "só muda o endereço". As ilustrações, divertidas, simples e de cores vibrantes, confirmam o sucesso de Todd Parr e suas mais recentes obras infantis. Do canal Discovery Kids para as páginas impressas, este livro educa e diverte.


Produtos

Parceiro até no banho

Guga, a Tartaruga e Plim, o Pingüim, 8 págs. (cada um), Ed. Salamandra, tel. 0800-17-2002, 19,90 reais (cada um) e Um Passeio com a Nuvem Sofia, 10, págs., Ed. Salamandra, 39,50 reais

De plástico, com espuma, ou de tecido, os lançamentos da Editora Salamandra ensinam a criança a gostar de ler. Plim, o Pingüim e Guga, a Tartaruga contam as histórias dos personagens principais e seus amigos. Podem ser levados para o banho, junto com os bichinhos de material atoalhado que acompanham. Já Um Passeio com a Nuvem Sofia é um travesseiro que, ao ser desamarrado na lateral, vira um livro sobre uma nuvem que acorda, brinca, molha as plantas e à noite vai dormir, junto com seus leitores.

Cores e formas

Boló Boló, De e Dé Brinquedos Educativos, tel. (11) 3088-4847, 28 reais

Este brinquedo, feito de madeira, é simples, porém estimula a coordenação e o raciocínio. As bolas, de cores primárias, devem ser encaixadas no bicho de acordo com a ordem sugerida nos cartões. Cada combinação faz com que Boló Boló ganhe um corpo diferente. As peças não são pequenas, mas é bom um adulto auxiliar as crianças para evitar acidentes.

Caixa multiúso

Brinquedos e Brincadeiras para o Bebê, Aidyl M. de Queiroz Pérez-Ramos e Cecília Pera, Ed. Vetor, tel. (11) 3146-0333, 350 reais

Que tal abrir uma mala e encontrar 26 brinquedos para crianças de até 2 anos? As psicólogas e psicopedagogas Aidyl Pérez-Ramos e Cecília Pera montaram este mundo de utensílios, que vêm acompanhados de um livro sobre o processo de desenvolvimento dos pequenos e de fichas explicativas sobre cada componente do kit. A "mala mágica" tem capas para mamadeira, fantoches, móbiles, jogos de encaixe, bóias, brinquedos para a hora da troca de fralda, do banho e do lazer. Diversão e aprendizado que estimulam os pequenos e incentivam o relacionamento com os pais.

Compartilhe este conteúdo: