O Trem das Águas
Texto para ler com crianças e adolescentes
28/10/2015
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
28/10/2015
Bem lá dentro da Floresta Amazônica, onde as árvores são tão altas que chegam nas nuvens e as folhas da mata são tão grandes que poderíamos morar embaixo delas, vivia uma cobra gigante chamada Cobra Gil.
Quando caía a noite, os insetos faziam tanto barulho que Cobra Gil acordava. Saía de seu buraco-casa, espichava todo o corpo e dava um bocejo tão comprido, soltando um som tão grosso, que todos os bichos ficavam quietinhos de medo. Até a onça se encolhia em sua toca, apavorada. E Cobra Gil, cansada de dormir, saía para dar seu rotineiro passeio noturno.
Quando os bichos percebiam que era Cobra Gil - a maior da floresta - que estava saindo para nadar, pediam para subir nas suas costas. Então ela nadava rio acima parecendo um trem, pois carregava pássaros, macacos, tucanos, sapos, besouros, cigarras, formigas e lagartos. Na cabeça iam os vaga-lumes iluminando o caminho. Os jacarés e os pescadores, quando viam aquele monstro com a cabeça iluminada e o corpo que piava, gritava, zumbia e coachava, diziam:
- Fujam! Fujam todos! Vem chegando o trem da assombração com a cabeça de fogo!
Autor deste conto, é escritor e ilustrador. Tem diversos livros publicados, entre eles Lampião & Lancelote (Ed. Cosac Naify), que levou o Prêmio Jabuti de 2007 em três categorias. Conheça mais seu trabalho.
Últimas notícias