Jornalismo

De olho na tela

Na hora de revisar, o computador é o melhor instrumento para a turma explorar várias maneiras de aperfeiçoar um texto sem perder tempo

PorBeatriz VichessiTatiana Pinheiro

31/12/2015

Em vez do lápis e da borracha, o mouse e o teclado. Essa é uma troca vantajosa para explorar vários aspectos da revisão. Basta um computador com um editor de texto, como o Word. Um dos primeiros ganhos que a máquina proporciona é a liberdade para trabalhar as questões relacionadas ao formato da produção de acordo com o gênero, sem que para isso os alunos tenham de reescrever todo o material. É possível pedir a eles, por exemplo, que transformem um conto em uma peça teatral (leia a sequência didática). Também é válido propor revisar um conto conhecido por todos, que tenha sido reescrito por outra turma e esteja sem a paragrafação correta, apresentando falhas de pontuação ou muitos termos repetidos. Assim, como sinalizam as pesquisadoras Emilia Ferreiro e Sonia Luquez no texto La Revisión de un Texto Ajeno Utilizando un Procesador de Palabras, é possível analisar onde e como a garotada intervém (e se intervém, já que identificar o que está bem colocado também é uma parte importante da revisão), quais termos incorpora ao material ou se insere modificações em relação aos aspectos discursivos.

O trabalho com o computador também confere praticidade à execução das revisões que o autor julga serem válidas em seu próprio texto e das que forem sugeridas por você. Esse é um dos benefícios explorados por Luis Junqueira, que leciona Língua Portuguesa para o 6º e o 7º ano na Escola Castanheiras, em Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo. Depois que os alunos finalizam uma produção, ele registra comentários nos arquivos, parágrafo a parágrafo (leia o quadro abaixo, com trechos de produções individuais de alunos do 6º ano). Sem intervir diretamente no material, o educador sugere aos autores adequar trechos, melhorar a pontuação, detalhar a descrição de uma cena e eliminar palavras repetidas, entre outras modificações. "A evolução de cada texto fica nítida quando as primeiras versões são comparadas à final", explica Junqueira.

Tecnologia a favor da escrita

Ao indicar ferramentas do programa que auxiliam na revisão e inserir comentários no fim do texto, o professor mostra o que deve ser alterado

Texto 1

Texto 2

Com o computador, a revisão fica mais profissional

Trabalhando com o micro, os estudantes podem experimentar, fazendo inserções e substituições diversas vezes, sem deixar as marcas do processo - como rasuras - no produto final. Eles também lucram com o trabalho realizado pela própria máquina, que destaca termos digitados incorretamente e trechos com problemas gramaticais, sugerindo que sejam alterados e, em alguns casos, fornecendo opções de mudanças. À primeira vista, há quem pense que essas ferramentas podem tornar os jovens preguiçosos e escravos da tecnologia. Mas uma análise atenta da aprendizagem revela que essas facilidades fazem com que eles se tornem mais autônomos como autores e revisores, pois trabalhando assim podem dedicar tempo ao material propriamente dito e deixá-lo mais bem acabado.

Em suma, o educador pode avaliar se os estudantes estão desenvolvendo saberes para atuar como fazem os revisores profissionais, se estão se aprimorando em relação aos aspectos discursivos e indo muito além da correção de questões ortográficas quando lançam mão dos recursos tecnológicos.

Apesar de o uso do processador de textos ser algo bastante técnico, não é recomendado programar uma aula somente para abordar as ferramentas à disposição, como ressalta Renata Pontual Ikeda, professora do Colégio Santa Cruz, em São Paulo. "O correto é falar dos atalhos de acordo com as demandas que surgirem, enquanto a garotada desenvolve seus textos", ela ressalta.

Quer saber mais?

• Colégio Santa Cruz, tel. (11) 3024-5199, colegio@santacruz.g12.br
  • Escola Castanheiras, tel. (11) 4152-4600, castanheiras@escolacastanheiras.com.br
  • Luis Junqueira, luis.junqueira@escolacastanheiras.com.br
  • Renata Pontual Ikeda, renata@ikeda.com.br

Internet

• Em www.google.com.br, digite na busca revisión texto ajeno procesador palabras. O primeiro resultado indica o texto La Revisión de un Texto Ajeno Utilizando un Procesador de Palabras (em espanhol).
Ilustrações: Eduardo Nunes
continuar lendo