Hora de aperfeiçoar
Textos de qualidade precisam passar por diferentes revisões. Pontuação e coerência estão entre os itens a serem abordados durante a produção
01/01/2016
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Jornalismo
01/01/2016
Foi-se o tempo em que corrigir na escola significava apenas uma caça a erros ortográficos e de pontuação nos textos dos alunos feita pelo professor. Ainda bem! Hoje, sabe-se da importância de desenvolver comportamentos escritores e o processo de revisão se inclui aí. Por isso, ele também deve ser direcionado para os pontos que colaboram com os aspectos discursivos, como clareza e coerência na hora de contar uma história, e ser feito sempre com a participação das crianças (leia o quadro abaixo com trecho de uma produção individual e textos feitos em dupla e em grupo por alunos do 3º ano). "Elas precisam fazer uma leitura crítica do próprio material", diz Liamara Salamani, coordenadora pedagógica do Colégio Santo Américo, em São Paulo.
É importante desconstruir em sala o mito de que revisar é uma etapa final da produção. Em sua tese de doutorado Procesos de Revisión de Textos en Situación Didáctica de Intercambio entre Pares, a pesquisadora argentina Mirta Castedo ressalta que "os bons escritores não realizam as ações de planejar, escrever e revisar de maneira sucessiva, mas vão e voltam de uma a outra. Eles escrevem partes, releem e modificam, detectam expressões incompreensíveis e corrigem erros".
Para que todos os procedimentos que visam o aprimoramento do texto possam ser feitos pelo estudante com competência e autonomia, é preciso trabalhar em grupo, em duplas e individualmente (leia o projeto didático). No processo coletivo, a turma deve se debruçar sobre um texto produzido por um dos alunos e apontar o que precisa ser repensado, como palavras repetidas e mudanças na posição do narrador. É natural que, às vezes, a garotada não identifique à primeira vista os problemas e as soluções satisfatórias. É papel do professor dar alternativas, além de trazer à tona questões já analisadas.
Ao trabalhar em duplas, revisando o texto de outro colega, as crianças exercitam o poder de argumentação a fim de fazer o autor mudar suas escolhas. Esse é um momento rico para avaliar como cada uma delas defende seu posicionamento. Lembre-se de que, em qualquer situação, a revisão fica mais proveitosa se um aspecto for ressaltado de cada vez.
Em diferentes momentos e com focos específicos, os alunos aprimoram o texto. Confira como isso foi feito num processo individual
A revisão também pode ser realizada em dupla ou com a turma toda reunida. Assim, a produção é analisada por outros alunos que não o autor do texto
O ato de rever o que foi feito deve permear todos os anos da escola. O que muda é a abordagem e os conteúdos destacados. "O esperado é que os textos estejam mais avançados com o tempo. Por isso, é importante saber o que os alunos já aprenderam e o que deve ser considerado dali em diante", diz Liamara. E o processo tem de ser estendido, pois um escritor que sabe o que precisa ser alterado em seus textos ou nos de terceiros passa a ser um leitor mais exigente.
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