Ignorar perguntas supostamente inoportunas
Assim não dá!
PorNOVA ESCOLA
01/04/2011
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
01/04/2011
Às vezes, os alunos fazem perguntas que, aparentemente, não têm nada a ver com o que você está ensinando. Mas, ainda que pareçam fora de hora ou inoportunas, é um erro ignorá-las. Elas são uma excelente oportunidade de saber o que as crianças conhecem - ou querem conhecer - do assunto que está sendo trabalhado. Além do mais, ao incentivar um ambiente questionador, você favorece a curiosidade, sem o que não se vai atrás de conhecimento.
Já ouvi falar da seguinte situação: durante uma aula de Educação Física, o professor dava explicações sobre esportes com bola, mas um dos alunos quis saber sobre Fórmula 1 e foi solenemente ignorado. Que pena. Assim, perdeu-se uma chance de ampliar o debate e, pior ainda, de conhecer um pouco mais a criança.
Outro caso: interessado e com vontade de participar, um estudante levou para a classe objetos que acreditava ter relação com o assunto abordado. O professor, no entanto, não deu bola nem valorizou a iniciativa. Achou que seria uma "perda de tempo". Mais um desperdício. As contribuições dos alunos, quaisquer que elas sejam, só enriquecem a aula.
Últimas notícias