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Gosto de incluir elogios no caderno dos alunos. O que devo colocar?

Incentivo

POR:
NOVA ESCOLA
Telma Vinha. Foto: Marina Piedade E agora, Telma?

Telma Vinha é professora de Psicologia Educacional na Unicamp e tira dúvidas sobre comportamento.

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Pergunta enviada por Rogéria Martines, Cuiabá

Palavras de incentivo são importantes, mas devem ser usadas com parcimônia e conhecimento, pois, dependendo de como as empregamos, causam mais danos do que benefícios. Há dois tipos de elogio. Os valorativos são aqueles relacionados à personalidade: inteligente, estudioso ou caprichoso. Apesar de agradáveis, palavras como essas podem causar dependência, fazendo com que a criança aja esperando reconhecimento do outro, sem desenvolver a capacidade de julgar a si própria. Assim, quando não é elogiada, ela se decepciona porque precisa do julgamento exterior para se sentir valorizada. O elogio construtivo ou apreciativo, por sua vez, descreve a ação e os sentimentos de quem fala, sem julgar a personalidade ou as características do outro, deixando que tire as próprias conclusões. Em vez de "Você é tão criativo", prefira "Adorei os personagens do seu texto. A história que criou é original e cheia de aventuras". Os comentários devem ser relacionados à tarefa, descrevendo os pontos positivos e informando o que precisa melhorar. É importante valorizar a iniciativa, o esforço e a ideia geral do estudante, não focando só no resultado. Nessa concepção, palavras como ótimo, parabéns, muito bom, regular ou péssimo perdem o sentido porque não conduzem à reflexão nem informam a criança sobre acertos ou equívocos que podem ser revistos. Os termos empregados devem ser sugestivos para que o aluno consiga extrair deles uma conclusão positiva e realista sobre si mesmo.

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