Quais cuidados tomar com um aluno diabético nas aulas de Educação Física?

Heloisa responde - Saúde

POR:
NOVA ESCOLA
Heloisa Ramos. Foto: Marina Piedade Heloisa responde

Heloisa Ramos é formadora de professores e foi colunista de NOVA ESCOLA até 2013.

Clique aqui para mandar a sua dúvida para a nova colunista

Pergunta enviada por Karlysson Gomes Santos Dias, Aracaju, SE

Como professor de Educação Física, Karlysson, você deve saber que o exercício é algo extremamente recomendável para diabéticos. Segundo a educadora Isabel Cristina Ribeiro, da Associação de Diabetes Juvenil (ADJ), a doença provoca o aumento da glicemia, ou seja, do nível de açúcar no sangue. Quando o aluno se exercita, seu organismo consome mais glicose, o que ajuda a controlar esse distúrbio.

Mesmo assim, é preciso tomar alguns cuidados. Antes de dar início à aula, certifique-se de que o estudante está alimentado e insista para que ele verifique sua taxa de açúcar. Durante a atividade física, sempre há o risco de uma hipoglicemia. Por isso, tenha à mão alimentos bem doces, capazes de corrigir esse problema. Para saber mais, visite este site.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias