O que fazer se o aluno participa da aula, mas tem medo de prova?

Heloisa responde - Avaliação

POR:
NOVA ESCOLA
Heloisa Ramos. Foto: Marina Piedade Heloisa responde

Heloisa Ramos é formadora de professores e foi colunista de NOVA ESCOLA até 2013.

Clique aqui para mandar a sua dúvida para a nova colunista

Pergunta enviada por Márcia Lacerda, Taguatinga, DF

Muita gente se pergunta por que um estudante que domina os conteúdos e se expressa bem em sala não apresenta a mesma facilidade em provas e exercícios escritos. Pode ser que ele tenha dificuldade em passar os conhecimentos para o papel. Lembre-se, Márcia, de que escrever é diferente de falar. A desenvoltura na fala não é a garantia de sucesso na escrita. Procure investigar se é esse o problema. Para tanto, proponha que a classe prepare uma exposição oral sobre os conteúdos da prova. Se nossa hipótese estiver certa, aquele aluno se sairá bem. No entanto, isso não basta. Ele precisa ser capaz de usar a linguagem escrita para expor seus conhecimentos. Faça um diagnóstico das dificuldades dele. Com base nisso, elabore atividades específicas de desenvolvimento da escrita, sempre articuladas à compreensão leitora. E não deixe de ler a reportagem de capa desta edição, que fala justamente sobre como elaborar boas provas.

Compartilhe este conteúdo: