O que fazer quando desaparecem objetos na sala e não sei quem pegou?

Ética

POR:
NOVA ESCOLA
Telma Vinha. Foto: Marina Piedade E agora, Telma?

Telma Vinha é professora de Psicologia Educacional na Unicamp e tira dúvidas sobre comportamento.

Clique aqui para mandar a sua dúvida

Pergunta enviada por Fernanda Abreu Pereira, Vila Velha, ES

Uma sugestão é acolher o estudante que ficou sem o objeto, pedir que conte à classe como se sente e discutir com todos formas de ajudá-lo. Nem sempre o problema será resolvido, mas o conflito deve ser trabalhado. Aproveite para debater dilemas morais com a sala por meio de situações-problema. Por exemplo: um personagem pegou um tubo de ensaio do laboratório escondido para fazer um vaso para a mãe. A ideia é levá-los a refletir sobre motivações e consequências dos atos, desenvolvendo a capacidade de identificar os diversos pontos de vista. O trabalho requer conhecimento para que o educador não caia em doutrinações ou lições de moral. Para saber mais, indico o livro Educação em Valores: Como Educar para a Democracia, de Glória Pérez Serrano (262 págs., Ed. Artmed, tel. 0800-703-3444, 68 reais).

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias