Reportagens | Avaliação | Reportagens

Um check-list para analisar a gestão

Os resultados podem ser usados para embasar as decisões institucionais

POR:
Verônica Fraidenraich

De acordo com as respostas aos questionários, o estudo da FVC criou um conjunto de indicadores associados aos aspectos de uma boa gestão da Educacão Infantil. Os diretores de creche e pré-escola podem se basear neles para verificar se as tarefas e responsabilidades estão contempladas no dia a dia e identificar aquelas que pedem maior atenção. Esses indicadores também são úteis aos supervisores da rede em seu trabalho para planejar a formação em serviço e orientar o gestor nos assuntos em que ele sentir mais dificuldade.

Gestão pedagógica

Algumas ações precisam estar asseguradas na rotina da escola. No seu dia a dia, você:

  • Está a par das atividades realizadas pelos docentes?
  • Assegura tempo de planejamento aos professores?
  • Envolve a comunidade na discussão do projeto político-pedagógico?
  • Promove avaliações dos professores e da instituição?
  • Garante reuniões regulares de formação em serviço?

Conhecimentos do cargo

O cargo de gestor exige uma formação que garanta competência para lidar com as questões administrativas e pedagógicas. Você, gestor, está preparado para:

  • Manejar com habilidade a gestão de recursos humanos?
  • Implantar uma programação bem elaborada, levando em conta as especificidades da Educação Infantil?
  • Usar a legislação relacionada à área?
  • Acompanhar a gestão financeira?
  • Conduzir a elaboração e a revisão do projeto políticopedagógico?
  • Seguir os princípios de uma gestão democrática?
  • Cultivar uma boa relação com os pais e a comunidade?

Avaliação institucional

As ações regulares de monitoramento ajudam a medir avanços e detectar problemas no processo de ensino e aprendizagem. Faz parte da proposta da escola:

  • Avaliar o desempenho dos professores?
  • Usar os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil do MEC?
  • Empregar procedimentos de autoavaliação institucional?

Recursos humanos

Olhar para os funcionários e suas condições de trabalho é um dos atributos do gestor. A escola conta com:

  • Professores em número suficiente?
  • Baixa rotatividade no quadro docente?
  • Um conselho escolar ativo, com a participação efetiva de diretor, professores, funcionários, pais e demais representantes da comunidade?

Materiais

Você, gestor, tem autonomia para selecionar e adquirir:

  • Livros?
  • Materiais pedagógicos?
  • Brinquedos?

Relação com as famílias

A parceria com os pais é importante para o aprendizado das crianças. Verifique na sua unidade e também faça uma consulta com eles para saber se:

  • Os familiares se sentem bem recebidos e tratados com respeito?
  • Os horários de reuniões de pais e o calendário escolar consideram as necessidades das famílias?
  • Os critérios de matrícula são claramente informados?
  • As informações da ficha de matrícula são usadas para conhecer melhor o público e embasar o planejamento?
  • Você atende os familiares individualmente em horários previamente agendados?
  • Os familiares de crianças com deficiência são bem acolhidos?
  • As queixas da comunidade sobre a instituição são levadas em consideração?
  • Os pais de alunos novos permanecem na instituição até que as crianças se sintam seguras?

Postura pessoal

Promover reuniões regulares com a equipe e as famílias reforça o vínculo com ambos. Você reserva tempo para atender com frequência:

  • Os funcionários?
  • Os professores?
  • Os pais dos alunos?

Ilustrações: Mario Kanno