Um check-list para analisar a gestão
Os resultados podem ser usados para embasar as decisões institucionais
POR: Verônica FraidenraichDe acordo com as respostas aos questionários, o estudo da FVC criou um conjunto de indicadores associados aos aspectos de uma boa gestão da Educacão Infantil. Os diretores de creche e pré-escola podem se basear neles para verificar se as tarefas e responsabilidades estão contempladas no dia a dia e identificar aquelas que pedem maior atenção. Esses indicadores também são úteis aos supervisores da rede em seu trabalho para planejar a formação em serviço e orientar o gestor nos assuntos em que ele sentir mais dificuldade.
Gestão pedagógica
Algumas ações precisam estar asseguradas na rotina da escola. No seu dia a dia, você:
- Está a par das atividades realizadas pelos docentes?
- Assegura tempo de planejamento aos professores?
- Envolve a comunidade na discussão do projeto político-pedagógico?
- Promove avaliações dos professores e da instituição?
- Garante reuniões regulares de formação em serviço?
Conhecimentos do cargo
O cargo de gestor exige uma formação que garanta competência para lidar com as questões administrativas e pedagógicas. Você, gestor, está preparado para:
- Manejar com habilidade a gestão de recursos humanos?
- Implantar uma programação bem elaborada, levando em conta as especificidades da Educação Infantil?
- Usar a legislação relacionada à área?
- Acompanhar a gestão financeira?
- Conduzir a elaboração e a revisão do projeto políticopedagógico?
- Seguir os princípios de uma gestão democrática?
- Cultivar uma boa relação com os pais e a comunidade?
Avaliação institucional
As ações regulares de monitoramento ajudam a medir avanços e detectar problemas no processo de ensino e aprendizagem. Faz parte da proposta da escola:
- Avaliar o desempenho dos professores?
- Usar os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil do MEC?
- Empregar procedimentos de autoavaliação institucional?
Recursos humanos
Olhar para os funcionários e suas condições de trabalho é um dos atributos do gestor. A escola conta com:
- Professores em número suficiente?
- Baixa rotatividade no quadro docente?
- Um conselho escolar ativo, com a participação efetiva de diretor, professores, funcionários, pais e demais representantes da comunidade?
Materiais
Você, gestor, tem autonomia para selecionar e adquirir:
- Livros?
- Materiais pedagógicos?
- Brinquedos?
Relação com as famílias
A parceria com os pais é importante para o aprendizado das crianças. Verifique na sua unidade e também faça uma consulta com eles para saber se:
- Os familiares se sentem bem recebidos e tratados com respeito?
- Os horários de reuniões de pais e o calendário escolar consideram as necessidades das famílias?
- Os critérios de matrícula são claramente informados?
- As informações da ficha de matrícula são usadas para conhecer melhor o público e embasar o planejamento?
- Você atende os familiares individualmente em horários previamente agendados?
- Os familiares de crianças com deficiência são bem acolhidos?
- As queixas da comunidade sobre a instituição são levadas em consideração?
- Os pais de alunos novos permanecem na instituição até que as crianças se sintam seguras?
Postura pessoal
Promover reuniões regulares com a equipe e as famílias reforça o vínculo com ambos. Você reserva tempo para atender com frequência:
- Os funcionários?
- Os professores?
- Os pais dos alunos?