Com a palavra, os professores
As declarações de quem está à frente da sala de aula são um bom reflexo dos desafios enfrentados. Veja as opiniões de especialistas
18/12/2015
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
18/12/2015
"Eu acredito que o desafio é reaprender a dar aula para essa adolescência, porque não está fácil."
(Professora de Geografia)
"Há inúmeras experiências que mostram ser possível, sim, criar um ambiente de aprendizagem mais significativo, cooperativo e respeitoso. Mas, para isso, é necessário o engajamento da escola toda, desde o gestor até os funcionários que não atuam diretamente em sala de aula e, claro, os docentes."
Adriana Ramos, coordenadora do curso de pós-graduação sobre relações interpessoais da Universidade de Franca (Unifran)
"Há uma apatia grande. Muitos dos alunos que antes participavam das aulas passam a dar mais tarbalho para fazer as atividades."
(Professora de Ciências)
"Meninos e meninas que passam para os anos finais do Fundamental precisam ser vistos como agentes do próprio conhecimento. É assim que se sentem com relação a sua vida escolar neste momento: já podem tudo porque são grandes. Então, por que não aproveitamos para organizar projetos de pesquisa em grupos, sobre temas e com ações que sejam pensadas por eles e não por nós?"
Luciene Tognetta, doutora em Psicologia Escolar pela Universidade de São Paulo (USP)
"O estudantes não valorizam a figura do professor. Eu creio que nossa profissão está subjugada."
(Professora de Geografia)
"Não é possível generalizar a relação entre docentes e alunos. Em muitos casos, é o próprio professor quem se sente desvalorizado e aceita essa imagem. Vale pensar, então, qual é a visão que ele tem de si mesmo. Os profissionais que dão importância ao seu trabalho se posicionam de maneira diferente em classe e mostram que sabem ensinar. Com isso, costumam conquistar a moçada."
Débora Rana, professora e formadora do Instituto Avisa Lá, em São Paulo.
"Os acadêmicos não saem dos seus gabinetes. Nós conhecemos os alunos, mas não sabemos o que fazer. Precisamos de ajuda sobre como tornar essa escola atrativa."
(Professora de Língua Portuguesa)
"O depoimento é uma prova de que a universidade está muito distante da escola. Enquanto as pesquisas acadêmicas não se dedicarem de verdade às questões didáticas, pouco poderão contribuir com o professor no dia a dia de sala de aula. Há que se aproximar a academia das redes de ensino e dos problemas que são vivenciados por professores e alunos."
Priscila Monteiro, consultora pedagógica da FVC.
"Nós estamos engessados! Temos apenas aqueles 20 minutinhos de intervalo para falar com o colega e perguntar o que ele está ensinando. É sempre corrido!"
(Professora de Língua Portuguesa)
"O professor precisa de espaço para analisar a sua prática. Na escola, ele acaba ficando preso ao 'fazer' e não tem esse tempo. A profissão exige reuniões com os colegas, em que se pensa em conjunto e imagina bons caminhos para resolver os problemas. É preciso dar atenção à formação docente na escola."
Ana Flávia Alonço Castanho, assessora da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e formadora de professores em leitura.
Colaborou Elisa Meirelles
Últimas notícias