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Por: Gabriela Portilho

Na trilha da EaD

Os cursos analisados estão próximos de um bom modelo? Nem sempre

1. Projeto Pedagógico 

Como deve ser: deve ser elaborado por docentes e tutores do curso, em parceria com a rede de ensino local, e seguir referenciais do MEC. 
Descoberta da pesquisa: em algumas unidades, os responsáveis pelo PPP nem sequer dão formação à equipe do curso.


2. Currículo 

Como deve ser: tutoriais sobre os recursos da plataforma virtual utilizada e disciplinas teóricas e sobre EaD devem estar contemplados, assim como estágios. 
Descoberta da pesquisa: predominam disciplinas teóricas, com pouca ênfase na tecnologia e nos conhecimentos didáticos.


3. Apresentação do curso 

Como deve ser: o site da instituição deve informar sobre o curso (proposta curricular, carga horária, avaliação, cronograma e locais das atividades presenciais) de forma clara.
Descoberta da pesquisa: sites com dados confusos e/ou incompletos.


4. Material didático 

Como deve ser: uso de ambientes virtuais de aprendizagem, como o Moodle, teleaulas, DVDs e bibliografia. 
Descoberta da pesquisa: os materiais impressos ainda predominam.


5.1. Interação virtual (redes sociais, chat, forum, plataforma virtual) 

Como deve ser: o tutor estimula as interações, que ocorrem por meio da plataforma. O professor pode intervir pontualmente. 
Descoberta da pesquisa: os cursos pouco propõem o uso das ferramentas e trocas dificilmente ocorrem.


5.2. Interação presencial (conversas em grupo, biblioteca)

Como deve ser: o aluno frequenta as instalações do polo, tira dúvidas e participa de atividades com colegas ou docentes. A frequência é definida em cada unidade. 
Descoberta da pesquisa: alta frequência ao polo - em uma das instituições, é diária.


6. Estágio 

Como deve ser: trezentas horas obrigatórias, em Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 
Descoberta da pesquisa: não é tratado com destaque na organização curricular, ficando restrito à exigência do MEC.


7. Avaliação 

Como deve ser: as avaliações presenciais devem ser obrigatórias e de maior peso do que as feitas a distância. Na USP, 60% delas são presenciais. O restante é feito pela internet. 
Descoberta da pesquisa: exames virtuais e presenciais, com possibilidade de recuperação.


Fontes consultadas Maria Elizabeth de Almeida, Klaus Schlünzen Junior, coordenador do núcleo de educação a distância da Unesp, Gil da Costa Marques, coordenador executivo do curso semipresencial de licenciatura em ciências da Universidade de São Paulo (USP).
Ilustração: Bruno Algarve