Em busca de diploma
Nas instituições pesquisadas, o principal público já trabalha com Educação e procura aperfeiçoamento e vivência acadêmica
03/01/2016
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Jornalismo
03/01/2016
Repetindo a tendência da modalidade presencial, mulheres são a maioria na licenciatura em Pedagogia a distância. A principal diferença na EaD é a faixa etária: 59% tem entre 30 e 49 anos, e predominam profissionais que já atuam na Educação - na docência, na gestão escolar, na secretaria ou no apoio pedagógico.
As alunas vêm vantagem nos horários flexíveis, mas, no decorrer do curso, percebem que ele exige mais dedicação do que esperavam. O entendimento equivocado sobre o ensino a distância não vem apenas delas. Uma das participantes da pesquisa comentou ser motivo de brincadeiras por fazer EaD. "Ainda há a crença generalizada de que se trata de um estudo de segunda categoria", explica a coordenadora do estudo, Maria Elizabeth de Almeida.
A falta de habilidade no uso das tecnologias não aparece entre as dificuldades, mas tampouco as TIC são citadas como um fator que ajuda o aprendizado. O maior obstáculo são os materiais acadêmicos impressos, que elas consideram difíceis de entender. "Tenho um déficit na escrita grande, então tinha que conversar com os monitores", diz uma aluna.
A frequência ao polo - para tirar dúvidas e participar de atividades - é valorizada. Trata-se de uma oportunidade de ganhar vivência acadêmica e refletir sobre a prática. Entrar na universidade é motivo de orgulho, embora elas não se sintam parte da instituição. Além de almejar que a EaD tenha o mesmo reconhecimento do ensino presencial, elas requisitam laboratórios e bibliotecas mais equipados e maior proximidade com os professores.
Quem é o aluno
"O que mais me atraiu foi a flexibilidade. Consigo acessar os materiais nas horas de folga, de casa e do trabalho."
Sustento familiar
Percepções sobre o curso
98,6% estão satisfeitos
"As aulas presenciais foram muito proveitosas. Fazíamos aulas em círculo, trocando experiências."
85% acham que as atividades propostas estão próximas da realidade das escolas
"Eu me via como uma pessoa que troca fraldas. No curso, percebi que a teoria tem tudo a ver com a prática."
Principais dificuldades
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