O que fazer quando um aluno assume erros de outro para ser aceito no grupo?
Diálogo
PorNOVA ESCOLA
01/05/2012
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Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
01/05/2012
Telma Vinha é especialista em Psicologia Educacional e responde dúvidas sobre comportamento.
Pergunta enviada por Raquel de Brito Santana, Brasília, DF
Nesses casos, Raquel, é importante conversar com o garoto em particular. Pergunte o porquê do gesto, os sentimentos dele e as perdas e os ganhos causados pela decisão. Questione também o tipo de grupo em que ele quer se inserir. O encontro deve ser pautado pelo diálogo, e não por um sermão. Cabe ainda refletir sobre o papel da escola. Atitudes como essa costumam ocorrer em cenários em que as infrações são punidas. Quando buscamos culpados, as pessoas têm medo de assumir seus atos. É o que ocorre, por exemplo, quando o professor ameaça castigar a classe caso o autor de um delito não apareça. Se queremos favorecer a autorresponsabilização, é melhor focar a aprendizagem, e não a punição. Uma ideia: promover um diálogo entre quem assumiu a culpa e quem foi prejudicado pelo problema, em que possam dizer como se sentem, analisar os atos e buscar soluções para reparar danos e restaurar relações.
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