Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

O que fazer quando um aluno assume erros de outro para ser aceito no grupo?

Diálogo

POR:
NOVA ESCOLA

E agora, Telma?

Telma Vinha é especialista em Psicologia Educacional e responde dúvidas sobre comportamento.

Clique aqui para mandar a sua dúvida

Pergunta enviada por Raquel de Brito Santana, Brasília, DF

Nesses casos, Raquel, é importante conversar com o garoto em particular. Pergunte o porquê do gesto, os sentimentos dele e as perdas e os ganhos causados pela decisão. Questione também o tipo de grupo em que ele quer se inserir. O encontro deve ser pautado pelo diálogo, e não por um sermão. Cabe ainda refletir sobre o papel da escola. Atitudes como essa costumam ocorrer em cenários em que as infrações são punidas. Quando buscamos culpados, as pessoas têm medo de assumir seus atos. É o que ocorre, por exemplo, quando o professor ameaça castigar a classe caso o autor de um delito não apareça. Se queremos favorecer a autorresponsabilização, é melhor focar a aprendizagem, e não a punição. Uma ideia: promover um diálogo entre quem assumiu a culpa e quem foi prejudicado pelo problema, em que possam dizer como se sentem, analisar os atos e buscar soluções para reparar danos e restaurar relações.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias