Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Blog de Leitura

Mergulhe no universo dos livros

Férias com direito a aquecimento para o primeiro dia de aula

Período é ideal para desenvolvermos ideias para nosso retorno à sala

POR:
Mara Mansani

Estou em um chalé no alto da serra, com uma vista maravilhosa da Mata Atlântica, ar puro, cerejeira e ipês floridos, passarinhos de todos os tipos, comida feita no fogão à lenha, chazinho de cidreira, pão caseiro, internet quase sem sinal e frio, muito frio, para curtir a família. O som vem dos discos e CDs com as músicas queridas e a leitura serve para relembrar os textos preferidos.

Estou comprometida com o direito de descansar nessas férias, conforme propus também para vocês no post da semana passada! Mas… não posso negar que tenho tido muita inspiração para surpreender meus alunos na volta às aulas.

Fico até imaginando aquele alvoroço de todos falando ao mesmo tempo e contando as novidades dos dias de férias. Para recebê-los, pensei em afixar uma mensagem na porta, talvez “Senti sua falta!” ou “Que bom ter você de volta!”. Depois, faria uma roda de conversa e emendaria na leitura de Arca de Ninguém, de Mariana Caltabiano e Patricia Lima. Esse livro fala da grande confusão causada pelos animais que não querem entrar na arca de Noé e se comportam como seres humanos.

Enquanto escrevo este texto, meu filho canta! Outra boa inspiração para eu propor atividades divertidas de leitura e escrita com base em alguma música. Uma opção é eu colocar o som ou o vídeo de Eu nunca vi a baleia mamar, de Zeca Baleiro. Poderia distribuir cópias da letra para lermos e cantarmos juntos e instigar a curiosidade da turma. Posso sugerir também a leitura de uma lista de animais que vivem no mar ou que mamam, por exemplo. Para a escrita, penso em pedir que escrevam um texto de memória que fale sobre bichos, como O sapo não lava o péou Meu pintinho amarelinho. Essas atividades podem ser feita em dupla ou individualmente, dependendo da fase de aprendizagem dos alunos.

Para terminar, podemos fazer coletivamente um grande painel com desenhos dos animais que as crianças se identificam, seus nomes e a explicação de suas escolhas, ou uma brincadeira no pátio, que tenha caráter cooperativo e que envolva a todos. Será um retorno tranquilo, produtivo para alfabetizar e que, espero, os alunos vão gostar!

Já sei que vou deixar a sondagem diagnóstica para a semana seguinte e fazer o que há de melhor para o reencontro: investir no acolhimento e na readaptação.

E você, querido educador, descansou o suficiente? O que imagina para os primeiros dias de aula?

Antes de me despedir, convido a todos a participar da conversa sobre alfabetização que terei amanhã, dia 26 de julho, às 14 horas, com a Leninha Ruiz, minha colega do blogCoordenadoras em Ação, do site de GESTÃO ESCOLAR. Nosso papo será  ao vivo no Facebook de NOVA ESCOLA. Confirmem presença e mandem suas perguntas!

Beijos e obrigada!

Até amanhã, no evento do Facebook, e aqui no blog na próxima segunda-feira!

Tags

Guias