Empresa lança plataforma de criação de games educativos

Ferramenta finlandesa estará disponível gratuitamente até o fim de março de 2018

POR:
NOVA ESCOLA
Foto: Divulgação / Seppo

Já imaginou criar jogos personalizados para seus alunos sem precisar saber nada de programação ou design? É isso que a plataforma de criação de games educacionais Seppo permite fazer.  

Elaborada por professores finlandeses e presente em 20 países, a Seppo combina gamificação, aprendizagem social, narração digital e movimento físico. Ela pode ser usada em todas as disciplinas e etapas e acessada em computadores, tablets e celulares.  

Ao entrar na plataforma, qualquer professor pode criar um jogo a partir do zero ou usando materiais de uma vasta biblioteca de conteúdo.

Áudios, vídeos, fotos e textos estão entre os formatos disponíveis para elaborar exercícios e tarefas para serem desenvolvidos dentro da sala de aula ou ao ar livre, individualmente ou em grupos de alunos.

É possível também usar jogos prontos criados por outros professores. Veja como funciona no vídeo abaixo:   

Os jogos ao ar livre usam mapas com GPS ao vivo e podem ser feitos para explorar a natureza em um parque, o acervo de arte em um museu, para ensinar História visitando edifícios históricos ou para demonstrar conceitos de Matemática medindo objetos e estruturas. 

As tarefas também podem incentivar os alunos a fazerem entrevistas e diversos tipos de pesquisas de campo.

Dentro da sala de aula, o tabuleiro do jogo pode ser qualquer imagem ou fotografia.

No decorrer dos jogos, o professor consegue monitorar todas as ações dos alunos em tempo real, dando feedbacks e pontuações para cada tarefa concluída.

Todas as respostas e criações podem ser salvas em um arquivo digital. Dessa forma, as melhores ideias ou exercícios mais complicados podem ser revistos após o fim do jogo.

Tags

Tags

Guias