Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
13 de Novembro de 2017 Imprimir
5 4 3 2 1

Dia Nacional da Alfabetização: conheça experiências de sucesso

Quatro práticas de alfabetização de diferentes metodologias criadas por docentes de diferentes cidades

Por: Larissa Teixeira
Foto: Dan Castilho

No dia 14 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Alfabetização. A data foi instituída em 1966 pelo Governo Federal para conscientizar a população sobre a importância de oferecer condições plenas de aprendizagem para todos.

Os primeiros anos na escola são determinantes para que as crianças se desenvolvam e dominem as estratégias de leitura e escrita. Por isso, promover uma alfabetização de qualidade precisa ser uma prioridade para os professores e gestores.

Ainda que o Brasil tenha avançado pouco nos últimos anos, é possível encontrar diversas experiências de sucesso. Para inspirar nossos leitores, NOVA ESCOLA selecionou quatro práticas de alfabetização que mostram diferentes metodologias criadas por docentes país afora. Veja abaixo:

Escrevendo com propósito

Conheça o projeto de alfabetização vencedor do Prêmio Educador Nota 10 de 2013, realizado em Mogi Guaçu (SP). Elisangela Carolina Luciano, professora da EMEF Adirce Cenedeze Caveanha, incentivou os alunos a escrever com um propósito real, criando placas para informar o preço das mercadorias do sacolão da cidade.

O trunfo da sala multisseriada

Neste trabalho vencedor do Prêmio Educador Nota 10 de 2015, a professora Rosana Maria Pichuti Gandolphi, da EMEF Odair de Oliveira Silva, em Meridiano (SP), criou uma experiência de alfabetização com textos memorizados. Nas aulas, os alunos de 1º e 2º anos de uma sala multisseriada aprenderam a ler e escrever com cantigas e parlendas recitadas ao pular cordas.

Textos informativos

Na EM João Francisco dos Santos, em Mata de São João (BA), a professora Débora Gomes Gonçalves criou situações de leitura e de escrita com pesquisas em textos informativos relacionados às tartarugas marinhas. No projeto vencedor do Prêmio Educador Nota 10 de 2016, a curiosidade das crianças sobre os répteis serviu de estímulo à alfabetização.

Intervenções docentes

Vídeos da coleção Alfaletrar, formação docente desenvolvida na rede municipal de Educação de Lagoa Santa (MG), explicam as intervenções docentes necessárias para que as crianças aprendam a ler e escrever. O material foca na aprendizagem inicial da língua escrita, no conhecimento das letras e na consciência fonológica.

Tenha acesso a conteúdos e serviços exclusivos
Cadastre-se agora gratuitamente
Cadastrar