Crie sua conta e acesse o conteúdo completo. Cadastrar gratuitamente

Paraná abre seleção para cargo inédito na Educação

Consórcio de cidades escolherá um secretário regional de Educação, que vai centralizar ações de gestão das redes municipais de ensino

POR:
Gabriel Seixas
Inscrições para o cargo, inédito no Brasil, vão até o dia 12 de novembro. (Foto: Wikimedia Commons)

O Consórcio de Desenvolvimento do Norte do Paraná (Codinorp), formado por dez municípios do estado, abriu processo seletivo para o cargo de Secretário Regional de Educação. A iniciativa, inédita no Brasil, pretende articular o trabalho das secretarias municipais para alcançar as metas de aprendizagem e de atendimento educacional.

A ideia é que a centralização da gestão em uma secretaria regional dê às pequenas cidades de Cafeara, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Jaguapitã, Lupionópolis, Miraselva, Primeiro de Maio, Porecatu e Prado Ferreira maior poder de negociação e investimento.

A pré-seleção ficará por conta da Vetor Brasil, uma organização sem fins lucrativos especializada na avaliação e formação de gestores públicos, e a fase final é de responsabilidade do consórcio, que terá como base a lista de finalistas organizada pelo processo seletivo da Vetor Brasil.

LEIA MAIS: Vagas e oportunidades em Educação

O processo

Para participar, basta se inscrever no site da Aliança Regional Pela Educação até o dia 12 de novembro. Não há taxa de inscrição e candidatos de todo o Brasil podem participar, mas o escolhido deverá possuir residência fixa na região.

Os interessados precisam possuir experiência em cargos de liderança no setor público ou privado e perfil empreendedor. As etapas da seleção incluirão análise curricular, referências profissionais, entrevistas por competência, estudo de caso, sabatina com os finalistas com participação popular e entrevista com uma banca avaliadora. O salário oferecido pelas 10 prefeituras é no valor de R$ 10.000. Todas as informações do processo podem ser encontradas no próprio site para inscrição.