Paraná abre seleção para cargo inédito na Educação

Consórcio de cidades escolherá um secretário regional de Educação, que vai centralizar ações de gestão das redes municipais de ensino

POR:
Gabriel Seixas
Inscrições para o cargo, inédito no Brasil, vão até o dia 12 de novembro. (Foto: Wikimedia Commons)

O Consórcio de Desenvolvimento do Norte do Paraná (Codinorp), formado por dez municípios do estado, abriu processo seletivo para o cargo de Secretário Regional de Educação. A iniciativa, inédita no Brasil, pretende articular o trabalho das secretarias municipais para alcançar as metas de aprendizagem e de atendimento educacional.

A ideia é que a centralização da gestão em uma secretaria regional dê às pequenas cidades de Cafeara, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Jaguapitã, Lupionópolis, Miraselva, Primeiro de Maio, Porecatu e Prado Ferreira maior poder de negociação e investimento.

A pré-seleção ficará por conta da Vetor Brasil, uma organização sem fins lucrativos especializada na avaliação e formação de gestores públicos, e a fase final é de responsabilidade do consórcio, que terá como base a lista de finalistas organizada pelo processo seletivo da Vetor Brasil.

LEIA MAIS: Vagas e oportunidades em Educação

O processo

Para participar, basta se inscrever no site da Aliança Regional Pela Educação até o dia 12 de novembro. Não há taxa de inscrição e candidatos de todo o Brasil podem participar, mas o escolhido deverá possuir residência fixa na região.

Os interessados precisam possuir experiência em cargos de liderança no setor público ou privado e perfil empreendedor. As etapas da seleção incluirão análise curricular, referências profissionais, entrevistas por competência, estudo de caso, sabatina com os finalistas com participação popular e entrevista com uma banca avaliadora. O salário oferecido pelas 10 prefeituras é no valor de R$ 10.000. Todas as informações do processo podem ser encontradas no próprio site para inscrição.