12 livros vencedores do Jabuti para a sala de aula ou a biblioteca

Ganhadores foram anunciados pela Câmara Brasileira do Livro. As dicas vão de obras paradidáticas a romances

POR:
Caroline Monteiro
Ilustração: Getty Images

Comprar livros e renovar a prateleira é uma tarefa difícil. As opções são inúmeras e nem sempre sobra tempo livre para ler ou dinheiro para comprar as novidades e os clássicos que você ainda não tem.

Para ajudar nessa missão quase impossível, NOVA ESCOLA escolheu 12 livros da lista de vencedores do 59º Prêmio Jabuti, anunciados ontem pela Câmara Brasileira do Livro. É a premiação literária mais importante do país, que reconhece livros de 29 categorias. Uma das novidades deste ano é a inclusão da seção de Histórias em Quadrinhos.

A lista completa dos ganhadores pode ser vista aqui. A nossa seleção reúne livros que podem ajudar as atividades escolares e também a formação dos educadores. Veja só:

CATEGORIA EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA

"Alfabetização: A Questão dos Métodos", de Magda Soares, pela Contexto

Neste, a especialista em alfabetização e blogueira de Nova Escola apresenta os diversos métodos utilizados para alfabetizar crianças, sem deixar de lado a realidade das escolas, o histórico dos problemas de alfabetização no Brasil e as controvérsias entre as hipóteses.

"A Instrução Pública nas Vozes dos Portadores de Futuros (Brasil - Séculos 19 e 20)" de Carlos Monarcha, pela EDUFU

O autor faz uma viagem desde a formação do Império até o Estado Novo e conta um pouco da história da Educação Básica na rede pública como estratégia política dos governos.

"Currículos Integrados no Ensino Médio e na Educação Profissional: Desafios, Experiências e Propostas", de Francisco de Moraes e José Antonio Küller, pela Editora Senac São Paulo

A Educação profissional, feita a partir da integração do Ensino Médio com o técnico, é colocada neste estudo sob o ponto de vista teórico e prático. Ideal para quem quer entender mais sobre esse sistema.

CATEGORIA PSICOLOGIA, PSICANÁLISE E COMPORTAMENTO

"O Adolescente e a Internet: Laços e Embaraços no Mundo Virtual", de Cláudia Prioste, pela Editora da Universidade de São Paulo / FAPESP

Eles são nativos digitais e podem dar um nó na cabeça de qualquer adulto quando estão na frente do computador ou do celular. Este estudo feito a partir da análise dos hábitos e interesses dos jovens pode ajudar a entender qual a relação dos adolescentes com a internet e de que forma eles se conectam com redes sociais, jogos online, sexo virtual.

CATEGORIA ROMANCE

"Machado", de Silviano Santiago, pela Companhia das Letras

Machado de Assis, ele mesmo, em uma ficção. O escritor Santiago recria os últimos anos da vida de um dos maiores romancistas brasileiros e dá diversas possibilidades para o próprio leitor reinterpretar a vida e obra do autor.  

CATEGORIA BIOGRAFIA

"Xica da Silva: a Cinderela Negra", de Ana Miranda, pela Record

Este “conto de fadas” conta a vida da mulher escravizada que virou a senhora dos diamantes. A personagem aparece em suas variadas versões, com diferentes níveis de complexidade, como mulher, esposa, dona de escravos e cheia de riquezas, mas também no papel de uma revolucionária que conseguiu superar a sua condição de “mercadoria”.

CATEGORIA HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

"Castanha do Pará", de Gidalti Oliveira Moura Júnior (publicação independente)

É a primeira HQ a vencer um Prêmio Jabuti. A comédia dramática contada em quadrinhos com desenhos aquarelados foi produzida com financiamento coletivo e fala sobre a vida de um menino da periferia de Belém do Pará, em uma metáfora para explicar como a castanha-do-pará ficou conhecida mundialmente.

CATEGORIA CIÊNCIA E SAÚDE

"Zika: do Sertão Nordestino à Ameaça Global", de Debora Diniz, pela Civilização Brasileira

A doença vira a personagem principal desta obra, que conta como uma epidemia deixou tantas famílias em desespero. A antropóloga Debora Diniz, do Anis - Instituto de Bioética, acompanhou essa história durante vários meses e agora traz relatos que vão muito além dos dados sobre a Zika.

CATEGORIA DIDÁTICO E PARADIDÁTICO

"África e Brasil História e Cultura", de Eduardo D'Amorim, pela FTD Educação

No mês da Consciência Negra, este livro pode dar ainda mais suporte para as aulas relacionadas à cultura afro-brasileira. As interações entre a civilização brasileira e a africana são muito maiores e profundas do que diz o senso comum, principalmente na formação política e cultural do Brasil.

"Com os Pés na África", de Sérgio Túlio Caldas, pela Moderna

Neste livro de viagens, em uma mistura de quadrinhos, linguagem digital e literária, o personagem Túlio visita Angola, Marrocos e o deserto do Saara, enquanto mostra uma visão contemporânea da história, geografia e cultura desse continente.

"Terra de Cabinha: Pequeno inventário da vida de meninos e meninas do Sertão", de Gabriela Romeu, pela Peirópolis

A infância no sertão nordestino em forma de um divertido manual. A jornalista e documentarista Gabriela Romeu conta histórias e compartilha brincadeiras, receitas e adivinhas que podem enriquecer as relações entre crianças e adultos e também as aulas da Educação Infantil e do Fundamental.

CATEGORIA REPORTAGEM E DOCUMENTÁRIO

"Nazistas entre nós: A trajetória dos oficiais de Hitler depois da guerra", de Marcos Guterman, pela Contexto

Em tempos como estes, revisitar o passado pode trazer grandes esclarecimentos. Neste registro, o autor explicar como e porque nazistas que participaram do Holocausto viveram em liberdade, com aval da Justiça, e foram recebidos até como cidadãos honrados, sem trocar de nome, em diversas partes do mundo.

Tags

Guias

Tags

Guias