Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
31 de Outubro de 2017 Imprimir
5 4 3 2 1

5 jogos para ensinar a turma a contar

Conteúdos totalmente gratuitos para envolver os alunos do Fundamental 1 nas aulas de Matemática

Por: Larissa Teixeira
Reprodução

Envolver os alunos nas aulas de Matemática é um dos maiores desafios encontrados pelos professores durante o Ensino Fundamental 1. Nos primeiros anos, quando a turma ainda está aprendendo a lidar com os números, o docente precisa criar uma abordagem criativa para transformar o ensino do conteúdo em uma aprendizagem real.

Para auxiliar os docentes nessa tarefa, NOVA ESCOLA reuniu cinco jogos para ensinar os pequenos a contar. Todos os conteúdos são totalmente gratuitos. Basta se cadastrar no site e convidar a turma para jogar!

Confira abaixo:

Bando de Pássaros

Neste game, as crianças são desafiadas a contar de 1 a 20. Através de um binóculo, elas enxergam pássaros voando no céu e precisam responder quantas aves viram. O objetivo é praticar a contagem e, também, a soma de dois ou mais números.

Os dez primeiros

A tarefa proposta pelo jogo é identificar quantos dedos ou objetos faltam para chegar ao número 10. A atividade pode ajudar os pequenos a praticar meios de encontrar uma parcela ausente na soma, a compor o dez e desenvolver a flexibilidade somando números de um dígito.

Suba no ônibus

Para exercitar a contagem até 8, a turma vai precisar contar quantos cães de diferentes tamanhos e cores entraram em um ônibus. Depois que entram, eles não podem mais ser vistos, o que também pode mostrar como os números podem representar quantidades invisíveis.

Espionando suricatos

A missão agora é trabalhar a contagem rápida até 6. As crianças terão que ser ágeis para contar quantos suricatos aparecem rapidamente na tela. Além de ajudar a desenvolver a contagem rápida, o game ensina a separar visualmente o grupo em objetos individuais.

Cambalhotas

Para trabalhar a contagem com números de 10 a 19, os alunos precisam identificar quantos acrobatas estão no picadeiro. A ideia é que eles aprendam sobre dezenas e o que isso significa. No game, é possível arrastar o mouse para criar diferentes composições de atletas, estimulando a turma a fixar o conceito.

Tenha acesso a conteúdos e serviços exclusivos
Cadastre-se agora gratuitamente
Cadastrar