Autora de projeto de alfabetização em idioma indígena é Educadora do Ano
Conheça Elisângela Dell-Armelina Suruí, grande vencedora do Prêmio Educador Nota 10 de 2017
PorPaula Peres
30/10/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorPaula Peres
30/10/2017
A professora Elisângela Dell-Armelina Suruí, da cidade de Cacoal, a mais de 400 quilômetros de Porto Velho (Rondônia), é a grande premiada na 20ª edição do Prêmio Educador Nota 10. Ela alfabetizou uma turma multisseriada do 1º ao 5º ano da EIEEFM Sertanista Francisco Meireles, que enfrentava dificuldades tanto para entender os materiais didáticos em língua portuguesa quanto para escrever no idioma paiter suruí, de sua aldeia.
"A dificuldade que nós tínhamos em ensinar a língua portuguesa foi um dos geradores desse projeto", disse Elisângela. A docente decidiu, então, produzir seu próprio material didático, com a ajuda dos alunos. Fez um caderno de atividades de leitura e escrita na língua materna dela e de seus alunos, a paiter suruí.
LEIA MAIS: Eles produziram o próprio material de alfabetização
O material ainda estabeleceu relações entre a língua portuguesa e a linguagem de sinais, já que há muitas pessoas com deficiência auditiva entre o povo Paiter. "Agora é continuar os novos projetos que ja começamos, já temos outros projetos de fazer enciclopédia e outros textos com as crianças para dar continuidade à aprendizagem", comentou.
A cerimônia ocorreu nesta noite do dia 30 de outubro de 2017, na Sala São Paulo, centro da capital paulista, com apresentação de Sandra Annenberg. O Prêmio Educador Nota 10 é uma realização da Fundação Victor Civita, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, apoio da Associação Nova Escola e patrocínio da Fundação Lemann, da Somos Educação e da Faber Castell.
Veja como foi a cerimônia de entrega do Prêmio Educador Nota 10, com entrevistas e a apresentação da cantora Luiza Possi:
Últimas notícias