Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias

7 ferramentas digitais que ajudam na alfabetização

Opções que trazem interação, personalização do ensino, liberdade para o desenvolvimento de criações e produções

POR:
Débora Garofalo

O período da alfabetização é marcado pela descoberta e por muita novidade aos pequenos. Nesse período, somar recursos digitais ajuda a tornar o ambiente lúdico, interativo, envolvente.

Compartilho com você, algumas ferramentas interativas que utilizo com os meus alunos e que colaboram com o processo de aprendizagem. Elas trazem interação, personalização do ensino, liberdade para o desenvolvimento de criações e produções, permitindo aos alunos se sentirem motivados e engajados a ler e a escrever. Essas tecnologias são ainda uma ótima opção para utilizar em casa, tornando-se uma extensão da sala de aula e permitindo uma aproximação dos pais à escola e da aprendizagem das crianças.

Vamos lá (clique nos nomes para abrir o link):

Aula animada

Foi desenvolvida pelo Instituto Paramitas e reúne uma série de jogos online relacionados à alfabetização. Também é possível baixar aplicativo pelo celular, garantindo uma extensão da sala de aula.  A plataforma oferece propostas de plano de aula e propostas pedagógicas para se inspirar.

Ludo primeiros passos

O portal Ludo Educativo é uma parceria entre o CDFM, apoiada pela Fapesp, e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do CNPq, com participação da Unesp, Ufscar, USP e Ipen. A ferramenta é bem colorida e atrai a atenção dos pequenos. Os jogos apresentam recursos interativos que auxiliam e exploram diferentes níveis de alfabetização ao associar sons a imagens, aumentando a complexidade na medida em que as crianças acertam, através de sílabas, palavras e ou frases.

Escola games

Traz uma série de jogos educativos que associam o lúdico. Os que mais se destacam são o Forme Palavras, que simula um cenário de uma fábrica e permite ao usuário acumular pontos e mudar de fase, e Voo MágicoAlfabeto das Bolhas, que possuem interação de histórias.

Tux Paint

É um programa de código aberto criado especificamente para crianças. O nome Tux vem do famoso e divertido pinguim do Linux, que encoraja as crianças a se divertirem se aventurando pelo programa, com ele as crianças podem criar livremente e criar histórias, de uma forma muito lúdica.

HagáQuê

Desenvolvido pelo Instituto de Computação da Unicamp, é um software educativo de apoio a alfabetização e ao domínio da linguagem escrita, que auxilia as crianças a criarem histórias em quadrinhos, com recursos suficientes para não limitar a imaginação, sendo possível realizar o download do programa e compartilhar as histórias na internet.

Livros Digitais

Desenvolvido pelo Instituto Paramitas, onde os alunos podem avançar na alfabetização criando e compartilhando suas próprias histórias. Este programa permite escolher quatro layouts, adicionando fotos, ilustrações e textos, despertando as crianças para o desenvolvimento da leitura e da escrita ao interagirem com a ferramenta.

Cord Org

E que tal introduzir as crianças nos primeiros passos de programação de uma forma lúdica e interativa? A proposta do software é mostrar que todos podem programar, inclusive as crianças em processo de alfabetização e por isso traz níveis que desenvolvem habilidades e trabalham com resoluções de problemas, fundamentais a esse nível de aprendizagem. Ao final das etapas os estudantes criam seu próprio jogo e ou história personalizada onde é possível compartilhar com outras pessoas.

É importante investir no planejamento e no contexto que os ambientes digitais serão utilizados, considerando a hipótese e a escrita dos estudantes, a fim de superar as dificuldades individuais dos alunos e da turma.

O ambiente digital contribui para o processo de alfabetização, além de oferecer ótimas práticas educativas para que isso ocorra. O lúdico é muito importante para o desenvolvimento integral dos nossos pequenos.

E você, querido (a) professor (a), tem dica de alguma ferramenta interativa? Conte aqui nos comentários! Compartilhe conosco as suas experiências.

Um grande abraço e até a próxima!

Tags

Guias

Tags

Guias

Assuntos Relacionados