Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
06 de Outubro de 2017 Imprimir
5 4 3 2 1

Exposição gratuita na USP apresenta raridades da literatura infantil

A mostra reúne obras singulares e publicações que destacam a importância da leitura no Brasil durante os séculos 19 e 20

Por: Gabriel Seixas
Mostra apresenta raridades da produção editorial infantil entre os séculos 19 e 20. (Foto: Biblioteca José Mindlin/Divulgação)

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), da USP, vai proporcionar ao público neste mês de outubro uma linda visita ao passado da literatura infantil. A Exposição de Livros Infantis Velhos e Esquecidos traz obras raras e títulos clássicos do final do século 19 e início do século 20 estarão abertas gratuitamente para visitação.

Quem for à mostra vai poder ver de pertinho obras de Robinson Crusoé, Viagens de Gulliver, Aventuras do Barão de Munchhausen, além da produção literária de livrarias conceituadas como Laemmert, Francisco Alves e Melhoramentos. O acervo ajuda a contar a trajetória compartilhada pelas primeiras editoras brasileiras do Rio de Janeiro e de São Paulo.

LEIA MAIS: Vagas e oportunidades em Educação

A exposição traz um recorte do período em que as crianças passaram a conquistar espaço em meio a expansão de editoras europeias no Brasil. As produção literária da época tinha o intuito de encantar os pequenos com antologias de contos de fadas, obras adultas adaptadas, livros escritos e ilustrados.

Sozinho ou com a turma

A mostra é destinada a todas as idades e estará aberta a visitas a partir do dia 7 de outubro. Mas você, professor, pode aproveitar o passeio sozinho ou levar a sua turma, especialmente se ela for dos anos iniciais do Fundamental. É possível agendar excursões entrando em contato pelo e-mail educativo@bbm.usp.br.

Confira todas as informações da exposição e programe-se!

Abertura: 3 de outubro, às 17h – com a presença das curadoras Patrícia Raffaini e Gabriela Pellegrino

Visitação: De 7 a 30 de outubro, de segunda a sexta, das 8h30 às 18h30

Onde: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) – Sala Multiuso

Rua da Biblioteca, S/N, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo (SP)

Tenha acesso a conteúdos e serviços exclusivos
Cadastre-se agora gratuitamente
Cadastrar