Deixar os murais vazios ou desatualizados

Heloisa responde - Assim não dá!

POR:
NOVA ESCOLA
Heloisa Ramos. Foto: Marina Piedade Heloisa responde

Heloisa Ramos é formadora de professores e foi colunista de NOVA ESCOLA até 2013.

Clique aqui para mandar a sua dúvida para a nova colunista

Sempre que visito escolas e me deparo com paredes vazias ou materiais antigos acabo, comprovando que, normalmente, nelas o trabalho dos alunos não é valorizado. Uma pena!

O mural é um recurso importante para tornar as aprendizagens dos estudantes visíveis a professores, funcionários e familiares. É um bom espaço também para divulgar campanhas, expor um jornal semanal ou quinzenal produzido pela garotada, sugerir dicas de leitura e de filmes ou convidar para apresentações.

A agenda de eventos e as notícias têm que ser atualizadas periodicamente. Conteúdo permanente, como o calendário do ano, mapas e a lista de aniversários, também têm lugar garantido. Deve-se expor o conteúdo com clareza e distribuição agradável, evitando um visual poluído, e cuidar para que imagens e letras possam ser lidas a certa distância. Nos corredores, acessíveis a toda a comunidade escolar, devem estar contemplados assuntos de interesse comum. Informações relativas aos estudos desenvolvidos durante as aulas, como cartazes, notícias, produções escritas e desenhos dos alunos, podem ir para a parede da sala.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias