A criança estuda, mas entra em pânico nas provas. Como agir?
Avaliação
PorNOVA ESCOLA
01/06/2013
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
01/06/2013
Telma Vinha é professora de Psicologia Educacional na Unicamp e tira dúvidas sobre comportamento.
Pergunta enviada por Marilza de Oliveira Marques, Birigui, SP
A reação pode estar relacionada a um alto grau de ansiedade, que costuma surgir em alunos com baixo desempenho ou naqueles que se colocam um nível alto de exigência. O problema é agravado por alguns fatores. Analise qual o clima emocional da escola, como lida com o erro, se a competição é valorizada e como são as avaliações. Evite rótulos e cobranças. Use uma linguagem descritiva e mostre entender os sentimentos da garota: "Tem provas que realmente nos deixam tensos, mas...". Ajude-a a relaxar e, se preciso, permita que use mais tempo para a prova ou a realize em outro momento. A ideia é contribuir para que ela identifique as emoções e desenvolva o autocontrole.
Últimas notícias
Cultura
Educação Infantil: dicas para trabalhar o folclore com as crianças
Confira alguns caminhos para consolidar propostas que valorizem as diferentes manifestações culturais do nosso país
Planejamento
Diagnóstico e planejamento para o segundo semestre de aulas
Após um período desafiador, é hora de identificar as lacunas e encontrar caminhos para vencer a defasagem de aprendizagem
Prática pedagógica
Professor iniciante: como fazer uma boa gestão da sala de aula nos Anos Finais do Fundamental
Educadores com mais de 20 anos de experiência em escolas públicas compartilham suas estratégias para lidar com os desafios do início da carreira
Para sua prática
Folclore: 14 materiais para trabalhar o tema o ano todo
Confira uma curadoria de conteúdos com sugestões para todas as etapas
Planejamento
Alfabetização matemática: o que priorizar no segundo semestre
Confira as quatro pontos que não podem ficar fora do seu planejamento