7 conteúdos para trabalhar a Independência do Brasil

Planos de aula e outros conteúdos trazem novas abordagens sobre esse importante capítulo da trajetória brasileira, comemorado na próxima quinta-feira (7/09)

POR:
Larissa Darc
No quadro A Independência do Brasil, de 1844, o francês François-René Moreau retrata o famoso gesto simbólico de D. Pedro I. (Imagem: Wikimedia Commons)

Nesta semana, o Brasil celebra o dia que marca a sua independência em relação ao governo português. Mas os acontecimentos de 7 de setembro de 1822 vão muito além do clássico gesto de Dom Pedro I, retratado em obras de arte, proclamando "Independência ou morte" às margens do Rio Ipiranga.

A história da separação entre Brasil e Portugal é feita de uma série de acontecimentos econômicos, políticos e sociais.

Para ajudar você a fugir dos clichês e trabalhar o tema de maneira mais aprofundada, NOVA ESCOLA listou sete conteúdos, entre reportagens e planos de aula, que explicam a origem das comemorações, as consequências desse fato histórico e sugerem diferentes formas de abordar o assunto na escola. Vamos lá?

1. Independência do Brasil: a pátria além do hino e da bandeira

Para estimular um olhar crítico sobre a história do Brasil, confira uma série de documentos e narrativas que desconstroem o senso comum.

2. Novos olhares sobre a Independência do Brasil

O objetivo deste plano de aula é investigar, por meio de fontes históricas disponíveis na internet, a influência da participação popular no processo de emancipação.

3. Quando foi criada a bandeira nacional e o que significam suas cores?

Descubra a origem das cores do símbolo maior da nação. O verde, por exemplo, foi selecionado por Dom Pedro I em referência às lutas libertárias empreendidas pelos portugueses na Europa.

4. A Família Real no Brasil

Em apenas sete aulas, é possível aplicar essa sequência de atividades sobre a influência da monarquia portuguesa no processo de independência.

5. Viagem ao Brasil Império

Conheça a história dos dois museus que simbolizam esse período histórico e descubra de onde vieram as inspirações arquitetônicas que marcam as cidades até hoje.

6. Luta da Independência do Brasil

Para explicar as questões políticas e as relações entre diferentes acontecimentos relacionados à independência, esse plano de aula propõe uma sequência baseada no estudo de mapas e livros didáticos.

7. Quais mudanças a Independência do Brasil trouxe de imediato para o país?

Será que o movimento de liberdade econômica aconteceu apenas no Brasil? Ocorreram mudanças no quadro político e social? Essa reportagem responde a essas perguntas.