Os modos de produção dos alimentos

POR:
novaescola

Objetivo(s) 

  • Entender os conceitos de agropecuária e agronegócio
  • Identificar alterações provocadas no mundo do trabalho no campo, a partir da chegadade novas tecnologias
  • Reconhecer a diferença entre modos de produção: agricultura familiar e agronegócio

Ano(s) 

Tempo estimado 

4 aulas

Material necessário 

  • Cópias da definição de agricultura, disponível na Plataforma Britannica Escola Online.
  • Fontes de pesquisa para os alunos utilizarem: Atlas, livros didáticos de Geografia e computadores com acesso à internet.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Resgate os conhecimentos prévios dos estudantes a respeito da origem dos alimentos que consumimos diariamente e suas formas de produção. Isso pode ser feito na forma de uma conversa informal ou de um questionário.

  • De onde vêm os alimentos que consumimos?
  • Como esses alimentos são produzidos?
  • Todos os alimentos são produzidos da mesma maneira, utilizando as mesmas técnicas de produzir?
    Após a produção no campo, para onde esses alimentos são direcionados?
    os produtos vendidos nas feiras livres são os mesmos dos supermercados?

2ª etapa 

A partir das ideias levantadas, apresente o tema que será estudado: informe que nas próximas aulas trabalharão com a agricultura familiar e moderna. Oriente-os a ler o verbete agricultura, disponível na Plataforma Britannica Escola Online. Auxilie-os a elaborarem um quadro-síntese com as informações levantadas a partir da leitura, como o exemplo a seguir, que deverá ser copiado no caderno ou em um arquivo no computador.

Importante: Esclareça que expressão "agropecuária" é usada para designar, de forma agrupada, a agricultura e a pecuária, espaços onde são produzidos os alimentos de origem vegetal e animal.

3ª etapa 

Apresente duas figuras que demonstram técnicas de produção diferentes, como o exemplo a seguir:

Em seguida, proponha questões-problema para serem discutidas nos grupos:

  • Quais são as técnicas utilizadas para colher, mostradas em cada imagem?
  • Você acredita que os modos de plantar e cultivar foram os mesmos nas duas figuras?
  • Em qual das imagens se percebe a utilização de mais mão de obra? Por quê?
  • Qual das imagens representa a atividade agropecuária desenvolvida de forma mais tradicional? E de forma mais moderna?
  • A quantidade produzida é maior em qual das imagens?
  • Qual será destino da produção das duas imagens?
  • Qual são as principais diferenças entre a agricultura familiar e a moderna?
  • No município em que você vive a atividade agropecuária praticada com mais frequência é produção familiar ou moderna?
  • Você já ouviu falar sobre "agronegócio"? O que este termo significa?
  • Como se desenvolveu esta atividade no Brasil?

Indique fontes consideradas confiáveis, como Atlas e livros didáticos de Geografia, revistas científicas, sites como o Britannica Escola Online e outras que você conheça. Evidencie a importância de imagens e formas cartográficas como fontes de representação visual para propiciar a compreensão e apresentação das informações.

Oriente os grupos a organizarem os resultados de sua pesquisa por meio de um relatório com um quadro-síntese que deverá ser apresentado para a turma, além de exibir materiais encontrados como filmes, áudios, imagens. Para isso, discuta previamente com os alunos para saber quais recursos serão usados e o tempo que isso poderá tomar em seu planejamento.

Divida a classe em grupos de quatro ou cinco estudantes e solicite, como tarefa de casa, uma pesquisa sobre como a agropecuária se desenvolveu no Brasil, a partir do uso de novas tecnologias.

4ª etapa 

Acompanhe atentamente as apresentações, intervenha para esclarecer possíveis dúvidas ou equívocos com os quais eles tenham se deparado e permita que cada estudante exponha seu ponto de vista a partir das fontes de informações que encontrou.

Faça a mediação do debate entre os grupos, ressaltando as informações mais importantes trazidas pelos debatedores e observe se eles compreenderam como o advento das novas tecnologias (produtos e equipamentos industriais) provocou mudanças na agropecuária, desde os modos de produzir, transformar a matéria prima e comercializar os produtos. Observe também se eles entenderam que o termo "agronegócio", também denominado agrobusiness, vem sendo utilizado para denominar a rede que envolve todos os segmentos da cadeia produtiva vinculada à agropecuária, e caracteriza, portanto, o conjunto de todas as atividades de produção, processamento (transformação da matéria prima), distribuição e comercialização dos produtos agropecuários. Assim, o agronegócio pode ser divido em três etapas:

1) Produtores rurais: possuidores de pequenas, médias ou grandes propriedades onde se desenvolve a produção rural (agricultura ou pecuária).

2) Fornecedores de insumos rurais: fabricantes de máquinas e equipamento rurais, fornecedores de sementes, agrotóxicos, fertilizantes, dentre outros.

3) Processamento, distribuição e venda: frigoríficos, distribuidoras de alimentos, indústrias, supermercados, dentre outros.

Os estudantes podem fazer registos em um arquivo no computador ou no caderno e organizar seus conhecimentos em forma de produção de textos.

5ª etapa 

Auxilie os grupos a construírem um quadro comparativo e ilustrativo (com figuras recortadas ou desenhos) para explicar as principais diferenças que marcam os modos de produzir e comercializar entre a agricultura familiar e o agronegócio.

6ª etapa 

Após discutirem o quadro anterior, apresente aos estudantes uma(s) notícia(s) de jornais retratando algum problema ambiental ocorrido na região onde eles vivem em decorrência das atividades agropecuárias, como contaminação do solo e da água por uso inadequado de agrotóxicos, formação de processos erosivos e assoreamento de cursos d'água, dentre outros.

Apresente as seguintes questões para problematizar o debate:

  • Esse problema ambiental é consequência de práticas relacionadas à agropecuária familiar ou moderna?
  • Quais as consequências desse problema para as pessoas?
  • Em qual das atividades (agricultura familiar ou moderna) a natureza é mais preservada?
  • Qual das atividades provocam mais danos ao meio ambiente?

Promova uma roda de conversa com vistas a discutirem tais questões e a proporem medidas e/ou alternativas para a mitigação dos impactos socioambientais apontados relacionados à produção de alimentos pela agricultura familiar e/ou agronegócio.

Avaliação
Os estudantes devem produzir um texto evidenciando as diferenças entre modos de produção, agricultura familiar e agronegócio e, se necessário, dê tempo para que façam novas pesquisas.

Na leitura, observe se os estudantes compreenderam as alterações provocadas no campo a partir do advento de novas tecnologias, e se reconhecem que as intervenções humanas voltadas à expansão dos padrões de produção agropecuária alteram os sistemas naturais e podem provocar problemas que ameaçam a vida no planeta. Se necessário, devolva os textos e peça-lhes que os reescrevam, fazendo as melhorias que considerarem possíveis a partir das observações apontadas pelo professor.

 

Créditos: Suely Gomes Formação: Professora da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba-UFU)

Compartilhe este conteúdo: