A origem da Lua

POR:
novaescola

Objetivo(s) 

  • Conhecer as teorias sobre o surgimento do satélite natural da Terra.
  • Desenvolver o senso crítico, analisando e comparando cada uma das teorias.
  • Exercitar a prática do debate.

 

Conteúdo(s) 

Origem do Sistema Solar: formação dos planetas e da Lua.

 

Ano(s) 

3º, 4º, 5º

Tempo estimado 

4 aulas

Material necessário 

Cópias de texto Astrônomos aprofundam compreensão sobre origem da Lua

e computador com acesso à internet e com o Google Earth instalado. 

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Questione os alunos a respeito de como a Terra e a Lua se formaram. De onde veio o material que as compõe? Qual delas é maior? A superfície da Terra é semelhante à da Lua? É possível viver na Lua tal como na Terra? Diante do computador, mostre imagens do nosso planeta e da Lua, usando o software Google Earth, para que eles as observem enquanto tentam responder as questões.

2ª etapa 

Oriente a leitura das teorias e pergunte qual delas parece a mais crível. Divida a turma em grupos, de acordo com a teoria em que acreditam, e proponha a realização de um congresso de Astronomia, em que cada conjunto vai defender (em um debate) a teoria que escolheu. Apresente algumas questões referentes a cada um dos pensamentos para o grupo respectivo, antecipando perguntas que poderão surgir no evento, como: "Quando um meteorito atinge a superfície da Lua, forma uma cratera. Onde estaria a cratera formada pelo gigantesco meteorito que atingiu a Terra?", "Por que o material que estava ao redor da Terra se juntou, formando a Lua, em vez de ficar espalhado, como no caso dos materiais que formam os anéis de Saturno?", "Em uma quebra de rochas, como as que compõem nosso planeta, é comum obter fragmentos de tamanhos diferentes. Sendo assim, por que se produziu somente uma única lua e não vários pedaços de rocha pequenos orbitando a Terra?" e "Se há milhares de outros objetos no espaço, por que nosso planeta não os atraiu também para orbitar ao seu redor?". Esclareça que o objetivo do debate não é eleger uma teoria correta. Mencione que os astrônomos, mesmo com vários anos de pesquisa, ainda buscam indícios para solucionar a questão. Os estudantes devem tentar formular algumas respostas para checar, após o debate, se alguma ideia que defenderam pode ser modificada.

3ª etapa 

Combine com os alunos as regras do debate. Cada grupo deve apresentar a teoria que escolheu e responder as questões dos colegas. No fim, peça que as crianças retomem as explicações que apresentaram e as refaçam, levando em conta a discussão.

4ª etapa 

Proponha à turma formalizar as dúvidas a respeito da origem da Lua e enviar uma mensagem eletrônica a um cientista do Observatório Nacional. Combine uma data para analisar a resposta coletivamente.

Avaliação 

Observe como os grupos apresentam as teorias, respondem as dúvidas dos colegas e organizam a mensagem para o astrônomo. Eles se apropriaram dos conceitos?

Flexibilização 

Para alunos com deficiência visual (aluno com domínio do braile), adicione aos materiais a cópia do texto em braile, programa Dosvox e materiais informativos de apoio em relevo ou braile (consulte a biblioteca de sua cidade ou o AEE). Na primeira etapa, investigue o repertório do aluno sobre o tema e, se necessário, encaminhe um material de apoio (sites com uso do programa Dosvox, CD interativo, DVD, revistas, livros etc.) para ser explorado no AEE ou como lição de casa. Na segunda etapa, coloque o aluno em um grupo menor, que favoreça sua participação. Para a explicação e a argumentação da teoria que ele quer defender, proponha uso de materiais concretos - bolas de isopor de diferentes tamanhos, barbante e tinta plástica, por exemplo. Ao usar ilustrações, faça sempre a descrição das figuras, propondo aos colegas que também o façam. Relate detalhadamente a organização das etapas do debate de modo que o aluno com deficiência saiba os momentos de ouvir e de manifestar suas ideias.

Deficiências 

Visual

Créditos: Cristian Annunciato Formação: Professor de Física e pesquisador da Sangari Brasil, em São Paulo, SP.

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