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Jornalismo

Objetivo(s) 

Exemplificar uma análise do espaço geográfico, tomando como objeto de estudo a região (subespaço) do Oriente Médio 

Conteúdo(s) 

Espaço geográfico

 

Ano(s) 

7º, 8º

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Introdução
A idéia é mostrar os principais agentes responsáveis pela produção economica, a divisão territorial do trabalho e a formação de uma regição. Discutir a relação entre diferentes agentes segundo uma estrutura de poder vigente e as rugosidades (herança territorial) vindas de outros momentos históricos. Além disso, a atividade pretende utilizar categoria de análise espaço geográfico e conceitos vinculados: paisagens, configuração territorial e divisão territorial do trabalho.

Roteiro de leitura de três artigos de jornais que abordem alguns dos principais conflitos existentes no Oriente Médio. Esse roteiro visa desenvolver diversas competências específicas (leitura de mapas, localização) e não específicas (leitura geográfica e análise de artigo de jornal), além de fornecer ao professor elementos para a mobilização de conhecimentos prévios, funcionando também como apresentação de situação problema.
 

2ª etapa 

Organização de conhecimentos prévios pelo professor na lousa em forma de quadros, a partir de uma avaliação inicial do roteiro e dos textos lidos.

3ª etapa 

Realização de trabalho em grupos, sendo que três deles serão de pesquisa orientada pelo professor sobre o Afeganistão, sobre Israel e Palestina e sobre o Iraque, tendo como itens a busca de informações históricas, economicas, a sociedade e os grupos políticos em disputa. Os grupos levantarão dados e construirão mapas temáticos sobre os países em questão e sobre a região em que estão inseridos.

Outros três grupos terão acesso a três outros artigos de jornal tratando dos seguintes recortes temáticos: um sobre o poder mundial e os setores hegemônicos deste poder (a superpotência mundial e imperial, os EUA, a Europa, as companhias de petróleo e a OPEP), outro sobre as conseqüências atuais dessa situação política e seus reflexos ambientais, tais como o modelo energético baseado no petróleo e as conseqüências para o Brasil, e um último sobre temas tais como Islamismo, Imperialismo e unilateralismo, mundo bipolar e multipolar, terrorismo e terrorismo de Estado, paz e guerra.

Estes três grupos partirão de conceitos percebidos nos artigos de jornais, buscando o significado desses conceitos em atividades realizadas durante o ano, com auxílio do livro didático em uso, outros livros e internet, especialmente para obter dados mais atuais e de diversas fontes sobre esses recortes temáticos.

4ª etapa 

Realização de painel para apresentação dos produtos obtidos com as atividades dos alunos: roteiros iniciais de análise das notícias e resultados das pesquisas feitas, assim como mapas, tabelas, análise de países e regiões, análises do poder mundial, das conseqüências ambientais e dos temas já citados acima. Todos os produtos apresentados pelos alunos deverão estar organizados e acompanhados de um relato de pesquisa feito por um ou mais alunos que tenham registrado as etapas percorridas, as funções exercidas pelos membros do grupo, bem como a bibliografia consultada e os itens pesquisados em cada livro.
 

5ª etapa 

Organização conceitual por parte do professor sob a forma de mapa de conceitos, esquema de lousa ou qualquer outra forma que propicie a participação dos alunos em sua construção, por meio de uma aula dialogada.

Avaliação 

Síntese, com cada aluno fazendo uma dissertação sobre um dos conflitos inicialmente apresentados (Afeganistão, Iraque/EUA e Israel/Palestinos) tendo como base a organização conceitual construída pelo professor. Vale a ressalva que cada aluno deverá escolher um conflito que não tenha sido estudado por seu grupo anteriormente.

Créditos: Walter Luiz Macedo Formação: Professor de Geografia

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