Organização retangular: "x" azulejos vezes "y" linhas
Pornovaescola
02/09/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
Pornovaescola
02/09/2017
- Resolver problemas de multiplicação que envolvam relações de organização retangular relações de proporcionalidade.
- Organização retangular.
1º, 2º, 3º, 4º, 5º
Duas aulas.
Para cada dupla de alunos, faça dois retângulos de papel cartão ou de EVA: um com medidas inteiras - 50 x 40 cm - e outro com dimensões um pouco maiores - 60 x 50 cm. Corte esse em quadrados de 5 cm de lado (cada dupla terá mais quadradinhos do que o necessário para preencher o quadro).
Peça que as crianças completem o retângulo com os quadradinhos como se fossem ladrilhos em uma superfície. Em seguida, peça que descubram quantos ladrilhos há no retângulo. O trabalho com material de apoio pode ajudar os alunos a identificar a multiplicação nos problemas de organização retangular e não somente nos de proporcionalidade. Quem tiver dificuldade com a organização espacial talvez não preencha o quadro ordenadamente. A tendência, porém, é que as crianças aproveitem todo o espaço do retângulo e façam a contagem para chegar ao resultado do problema. Questione: juntar os 10 quadrados de cada uma das 8 fileiras não é o mesmo que fazer 8 x 10? Proponha às crianças que descubram quantos quadradinhos cabem em outra tabela, informando apenas que ela tem 7 peças de altura por 6 de largura.
Proponha problemas como estes a cada bimestre de trabalho. Explore as formas de resolver, anote num quadro e coloque no mural, contribuindo assim para a ampliação de repertório de seus alunos. Clique aqui para mais informações.
Introduza a atividade apresentando o retângulo dividido em quadradinhos projetado no telão pelo computador. Isso dará ao aluno melhor noção espacial. Entregue-lhe um material adaptado em folha de tamanho maior com o mesmo número de quadradinhos, mas ampliados. Faça pontilhados bem escuros para que ele passe o lápis por cima, configurando o quadriculado. Dê a ele mais oportunidade de aprendizagem pedindo que faça a mesma atividade junto ao AEE após sua realização em classe.
Visual
Créditos: Atividade inspirada nas Orientaciones Didácticas para la Enseñanza de la Multiplicación en los Tres Ciclos de la EGB, de Horacio Itzcovich e Claudia Broitman.
Últimas notícias