Organismos transgênicos
Pornovaescola
02/09/2017
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Jornalismo
Pornovaescola
02/09/2017
- Adquirir noções gerais sobre como são criados os organismos geneticamente modificados (OGMs).
- Aprender as aplicações, vantagens e desvantagens da transgenia.
- Genética: transgenia.
8º, 9º
Quatro aulas.
Textos Impactos Ambientais das Plantas Transgênicas: As Evidências e as Incertezas e Organismos Geneticamente Modificados e cópias do infográfico que ilustra esta reportagem.
Coordene uma revisão de conceitos de Biologia celular focando o estudo do núcleo, que controla todas as atividades da célula e o lugar dos ácidos nucleicos DNA e RNA - é importante levar a turma a mencionar a constituição básica e as diferenças de cada um deles, bem como sua importância funcional. Oriente a retomada de termos relacionados à molécula de DNA, como duplicação (ou replicação), transcrição e tradução. Direcione a discussão para termos mais amplos, como genes e genoma, e para o papel das proteínas obtidas do DNA, que fazem parte da composição de todos os seres vivos e determinam as diferenças que caracterizam os organismos. Esse momento é importante para garantir o entendimento da obtenção dos OGMs. É importante que todos tomem notas para recorrer a elas nas próximas aulas.
Distribua cópias dos textos indicados para os alunos e oriente a leitura a fim de que analisem o material com foco nas tecnologias para obtenção dos OGMs e os aspectos a favor e contra a utilização da transgenia.
Ainda com base nos textos, o grupo tem de definir o conceito de DNA recombinante, que consiste em isolar um gene já identificado e específico que contém uma determinada proteína de interesse e incorporá-lo em outro organismo da mesma espécie ou de uma diferente, criando um OGM com características novas.
Apresente o infográfico sem as legendas e peça que, em duplas, elaborem os textos que explicam o processo de transgenia. Se houver dificuldades, peça que retomem as anotações feitas durante a revisão. Socialize as produções numa discussão coletiva.
Divida a classe em dois grupos para realizar um debate sobre os aspectos positivos e negativos da transgenia. Pergunte se todos têm familiaridade com esse tipo de evento e, se for o caso, apresente exemplos reais. Explique que a proposta não é chegar a uma conclusão definitiva, e sim defender pontos de vista embasados nos conceitos aprendidos. No fim da conversa, cada grupo terá de produzir um relatório com os argumentos que defendeu e questionamentos sobre a fala dos opositores.
Analise as legendas do infográfico e as reformulações feitas após a socialização dos relatórios sobre o debate. Como os alunos lidam com os conceitos que envolvem o tema? Eles relacionam termos básicos com os mais abrangentes? Se isso não ocorrer, destaque os equívocos e organize uma revisão.
Créditos: Guilherme Cotomacci Formação: Mestre em Ciências Morfofuncionais pela Universidade de São Paulo (USP) e professor de Anatomia e Morfologia Humana e Biologia da Universidade Nove de Julho (Uninove).
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