Oficina Culinaria

POR:
professor

Objetivo(s) 

  • Interagir com os colegas
  • Incentivar o trabalho em grupo e a cooperação
  • Contato com textos.

Conteúdo(s) 

Trazer receitas de casa para que sejam praticadas na oficina.

Ano(s) 

Pré-escola

Tempo estimado 

4 aulas

Material necessário 

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Cozinhar na pré-escola é uma boa oportunidade para estimular a interação do grupo, já que a culinária permite às crianças colocar a mão na massa e compartilhar o que sabem. Aproveite este momento para apresentar e usar as receitas como um pontapé para a turma ganhar intimidade com os textos.

Antes do primeiro encontro, iremos comunicar às famílias dos pequenos sobre a atividade que será desenvolvida. Além de registrar na agenda o dia e hora que a ativade ira ser realizada, vamos dividir os alunos em grupos e estimular eles a fazeram um cartaz onde seja informada a atividade, dia e local.

PeVamos pedir tambem que as crianças tragam de casa diferentes receitas. Iremos selecionar a que mais se adequa a cozinha de nossa escola.

2ª etapa 

Iremos preparar o local com antecedencia, e juntos fazer uma votação para escolher uma receita para ser preparada.

Após isso ler a receita escolhida em voz alta e separar os alunos em grupos. Cada grupo ira ficar responsavel com umca etapa da receita. 

Para analisar se cada grupo compreendeu sua tarefa, iremos realizar perguntas diversas do tipo:

  • - Quantos ovos vamos usar?
  • - E quanto de leite será necessário?
  • Em qual momento iremos misturar todos os ingredientes?


Quando a receita estiver pronta, dê um pedaço para cada aluno sovar. As crianças devem participar de todo o processo. Desde a separação dos ingredientes, o manuseio até a degustação. Vale destacar que o forno só pode ser manipulado por um adulto. Não deixe de degustar junto com as crianças! Separe outros encontros para fazer outras receitas.

3ª etapa 

Após a confecção de algumas receitas, proponha que as crianças criem uma própria. Você pode usar uma receita bem básica como padrão e sugerir que incrementem com o que desejarem. 

4ª etapa 

Crie com o grupo um registro das receitas criadas. No final, você pode compartilhar com as famílias e o resto da escola no formato de um livro de culinária da turma.

Avaliação 

Como método de avaliação, iremos analisar se a criança conseguiu relacionar a receita como um texto. Se elas conseguiram se relacionar com seus cólegas, em momentos necessarios ajudou algum que  demonstrou dificuldade. Nos momentos que foram questionados sobre sua função para desenvolver a receita, tiveram facilidade para responder. Iremos solicitar um desenho da receita desenvolvida para analisar qual foi a sensação do aluno nela, se foi de alegria, se houve alguma frustação.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias