O Uso do Quadriculado no ensino da Geometria.

POR:
professor

Objetivo(s) 

  • Ensinar a criança a fazer o uso da folha quadriculada;
  • Conhecer área e perímetro;
  • Identificar formas geométricas, tendo contato com objetos;
  • Analisar figuras simétricas.

Conteúdo(s) 

 

  • Eixo e Simetria;
  • Formas Geométricas.

Ano(s) 

Tempo estimado 

Duas aulas de 50 minutos.

Material necessário 

  • Papel Dobradura;
  • Espelho;
  • Geoplano;
  • Sulfite Colorida;
  • Folha quadriculada;
  • Tesoura;
  • Lápis de escrever;
  • Lápis de cor;
  • Caneta Hidrocor;
  • Cola;
  • Papel Crafit.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Entregar uma folha de sulfite e orientar a criança que dobre a folha ao meio, e escreva seu nome ou apelido (como preferir) em seguida recorte e contorne em torno do nome.

2ª etapa 

Com a utilização de um espelho, estimular a criança a perceber, que a distância sua e do espelho e a mesma da imagem dentro do espelho.

3ª etapa 

No Geoplan, com a utilização de elásticos, estimular a criança a cria figuras geométricas que ela conheça.

4ª etapa 

Entregar uma flha quadriculada para que a criança desenhe as formas geométricas que criaram no Geoplan.

Avaliação 

Distribua a tabela abaixo para os alunos completarem com informações sobre as características dos sólidos geométricos estudados.   Número de faces Quantidade de triângulos Quantidade de retângulos Quantidade de quadrados CUBO         PARALELEPÍPEDO         PIRÂMIDE          

Créditos: Leika Watabe Formação: Assessora pedagógica e mestre em Educação Matemática

Compartilhe este conteúdo: