O SISTEMA DIGESTORIO

POR:
professor

Objetivo(s) 

- Entender como o sistema digestório do corpo humano funciona.

Conteúdo(s) 

- Sistema digestório.
- Alimentação.
- Higiene e saúde.

Ano(s) 

Tempo estimado 

duas a tres aulasOito a dez aulas.

Material necessário 

Papel kraft e cartolina.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Precisamos de energia para executar as atividades do nosso dia a dia, e ela é obtida com os alimentos que ingerimos. Apresente essa afirmação aos alunos e peça que registrem, em forma de desenho ou relato escrito, o caminho que a comida percorre dentro do corpo humano. Socialize e discuta as produções. Em seguida, selecione textos ou imagens que mostrem o caminho percorrido pelos alimentos, desde a boca até os intestinos. Destaque o nome dos órgãos e registre-os em pedaços de cartolina. Depois, forme grupos de quatro crianças. Oriente-as a fazer o contorno do corpo de um dos colegas no papel kraft e peça que desenhem o caminho novamente, agora baseadas nas informações que você forneceu.

2ª etapa 

Faça um questionário sobre hábitos de vida para os alunos responderem em casa, com a ajuda dos pais. Exemplo: "Você toma muita água por dia? Vai ao banheiro regularmente? Quais são seus alimentos preferidos? Desses alimentos, quais você apontaria como os mais saudáveis? Quais deveriam ser evitados?".

Avaliação 

Ao fim de cada aula, registre numa ficha de observação individual o processo de aprendizagem de cada aluno. Por exemplo: ele entendeu como o corpo funciona? Utiliza o nome dos órgãos para explicar o caminho dos alimentos? Consegue registrar o que entendeu sobre o funcionamento do organismo apenas com desenhos, com desenhos e escrita e apenas por escrito? Apresentou mudança de hábitos quanto à alimentação? Apresentou mudanças de hábitos quanto à higiene?

Flexibilização 

1ª etapa  Coloque o aluno em um grupo que favoreça sua participação. Auxilie-o quando chegar a hora de desenhar o contorno do corpo de um colega (você pode fazer as partes mais complexas, que envolvam linhas curvas, por exemplo, e pedir que ele trace as partes mais simples do contorno). 3ª etapa  Para estimular e favorecer a leitura do gráfico pelo aluno com deficiência, você pode ilustrá-lo com figuras que representem os hábitos saudáveis nele incluídos. As imagens pode ser trazidas de casa pela turma ou ele pode buscá-las pesquisando junto ao AEE.

Créditos: Elaine Peres Ávila Formação: Professora de Ciências da Escola Projeto Vida, em São Paulo.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias