O que é gravidade
Pornovaescola
02/09/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
Pornovaescola
02/09/2017
- Observar a existência da força da gravidade e entender como ela age.
Gravidade.
1º, 2º, 3º, 4º, 5º
Três aulas.
Vídeo que mostra a vida em uma estação espacial, bichos de pelúcia de pesos diferentes ou outros objetos presentes na sala, como caixa e apagador, balança, globo terrestre e cartolinas.
Os alunos sabem o que é gravidade? Levando em conta as respostas, estimule-os a pensar na existência de uma força que nos faz permanecer no chão, com questões como "o que faz os objetos caírem no chão?". Anote as respostas em um cartaz.
Mostre o globo terrestre e conte que a Terra gira em torno de si mesma rapidamente (e que não percebemos isso porque o planeta é muito grande). Questione-os: por que não somos arremessados para o espaço? O que nos mantém no chão? Registre as respostas da turma novamente.
Retome as ideias do cartaz e faça comentários, encaminhando o grupo a perceber a relação entre o motivo que não nos deixa tirar o corpo do chão por mais que alguns segundos e o que nos mantém presos à Terra. Explique que o motivo é a gravidade e registre a ideia no cartaz.
Apresente o vídeo. Explique que as imagens mostram o dia a dia em uma estação espacial. Questione por quê os objetos e as pessoas flutuavam e como eles ficam parados no ar. Sugira que consultem o cartaz e, depois, sistematize as falas dos alunos, explicando que no espaço a força da gravidade é bem baixa.
É hora de analisar se a força gravitacional age do mesmo jeito seja lá qual for o peso do objeto que estiver caindo. O que os alunos pensam sobre isso? O mais pesado cai mais rápido? Eles tendem a dizer que sim e recorrer ao peso para justificar. Anote as respostas em outro cartaz e pese as pelúcias com a ajuda deles.
Peça que dois estudantes subam em cadeiras e deixem os bichos caírem no mesmo instante da mesma altura. Oriente a turma a observar. Se necessário, refaça a experiência para que todos percebam que ambos chegam ao chão ao mesmo tempo.
Retome as respostas da 5ª etapa e contraponha-as aos resultados da experiência para que os alunos usem a ideia de que a gravidade atrai os corpos para o chão aliada à simultaneidade da queda para justificar esse fato. Registre as explicações e sistematize o conhecimento, explicando que a força da gravidade age da mesma maneira sobre os corpos e que as coisas, no geral, independentemente de tamanho ou peso, caem ao mesmo tempo. Finalize o segundo cartaz com a conclusão.
Observe as falas das crianças, analisando se usam os termos força e gravidade. Peça que façam um desenho de observação da queda das pelúcias. É importante que sinalizem a gravidade - usando setas apontadas para o chão, por exemplo.
Antecipe a etapa da exibição do vídeo junto ao AEE e faça a áudio-descrição das imagens. Discuta com o aluno cego a percepção que ele tem sobre a gravidade. Use um globo terrestre adaptado para mostrar ao aluno a rotação da Terra e estimule que todos os registros sejam feitos em braile, mesmo que a criança ainda não domine este sistema de escrita. Uma sugestão para analisar a força gravitacional é amarrar chocalhos nos objetos e permitir que o aluno avalie o peso de cada um antes que sejam arremessados. Com o barulho dos chocalhos será mais fácil perceber que os objetos chegam ao chão simultaneamente. Reforce a descrição oral de todas as etapas e ofereça materiais para que a criança faça o desenho na etapa de avaliação e sinalize a gravidade - como cola de relevo, canudos ou pedaços de barbante. Se necessário, amplie o tempo de realização desta sequência para o aluno.
Visual
Créditos: Paula Teixeira Araujo Formação: Professora da rede municipal de Guarulhos, SP.
Últimas notícias