O povoamento das Américas

POR:
professor

Objetivo(s) 

Conhecer aspectos da ocupação da América

Discutir a construção do conhecimento da História e da pré-história

Entender como os historiadores descobrem a história dos homens  conhecer as hipótese que explicam a chegada do homem nas Américas, formando uma opinião e analisar pinturas rupestres para compreender o que é uma fonte de informação.  

Saber o que é um continente e fazer leitura de mapas.  

 

 

Conteúdo(s) 

  • Ocupação da América;
  • Construção do conhecimento da História e da pré-histórico

Ano(s) 

Tempo estimado 

03 aulas

Material necessário 

https://www.youtube.com/watch?v=3nnq9dFbvgY

https://www.youtube.com/watch?v=DOkd6td3Cn8&NR=1

 

Recursos Complementares

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Atividade 1   -   1º momento - A professora inicialmente pode desenvolver um exercício que expresse os saberes dos alunos sobre as Américas, onde fica localizadas as Américas e especificamente a América do sul e o Brasil? Qual a relação da América do sul e outros continentes?  Inicia com um exercício: o que sabem os alunos sobre seu continente?  

A professora faz um grande mural com os mapas e etiquetas das principais  teorias que explicam a formação do continente da América do Sul. Inicia com o seguinte discurso:   

 

Apresentação do filme com pinturas rupestres 

  • Os historiadores sempre fizeram varias perguntas para descobrir o que aconteceu e acontece no mundo. Para isso, interpretam as teorias dos geógrafos, de geólogos, de antropólogos, de arqueólogos, de oceanógrafo, de historiadores e de outros profissionais (discutir com os alunos o significado das palavras que nomeiam as profissões indicadas).   Em seguida, constrói cartelas com escritas e mapas e entrega aos estudantes, organizados em duplas, para ler, pensar e discutir.    
  • Observação: O exercício é desenvolvido em duplas, em seguida cada dupla apresenta e o professor monta um painel com as construções iniciais da turma.

 

 

 

Os alunos examinam cada mapa na seqüência (figura 3 ), fazem inferências e interpretações, para localizar a América do Sul. As duplas observam as partes unidas, a separação das partes, o distanciamento das partes e criam explicação para esse fenômeno.

 

 

 

 

 

 

FIGURA 3 – Mapas demonstrando plantas e animais. Fonte: DIAS, J. M. A. Tectônica de placa

http://w3.ualg.pt/~jdias/INTROCEAN/B/A11intr.html 

Portugal. Universidade do Algarve: Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente. Acesso In:

2ª etapa 

Atividade 2 - Explicar como os historiadores descobriram a chegada do ser humano nas Américas

1º momento – o professor orienta os alunos para a realização do exercício raciocinando sobre a chegada do homem na América. Ele faz afirmações e partir delas os alunos estabelecem as relações e explicam como os homens chegaram à América. O professor afirma que:  

 a)  no momento da separação dos continentes ainda não havia surgido a espécie humana na terra.

 b) o homem moderno surgiu na África entre 120 e 200 mil anos e nesse período os humanos eram nômades, esse hábito ajudou na   dispersão em levas migratórias que foram povoando outros continentes.

c) a história tem considerado que a migração humana se deu em três movimentos: o primeiro: os humanos chegaram até o oriente médio; segundo: seguiram na direção do oriente, Arábia, sudeste da Ásia, em seguida Oceania e Austrália; terceiro, os humanos começara a dominar novas tecnologias e chegaram à América.  

d)  Na América os humanos viveram como caçadores e coletores e se espalharam por toda América.    

 

 

 

 FIGURA 4 – Mapa Mundi. Fonte:  http://img.blogs.abril.com.br/1/bigtrip/imagens/mapa-mundi.jpg . Acesso em 02 agosto de 2010.   

 

O professor a partir das afirmativas faz a seguinte questão, como os seres humanos se espalharam pelo mundo, se os continentes estavam  separados?

 

2º momento  - O professor traz novas informações para os alunos e os organizam em pequenos grupos, preferencialmente de quatro pessoas  e solicita que expliquem quais as discussões relacionadas a entrada dos seres humanos na América e na América do sul e no Brasil. 

3ª etapa 

apresentação do slide http://pt.slideshare.net/AprendendoHistoriacomNemeis/sit-3-vol1-a-pre-hi..., como finalização dos trabalhos

Avaliação 

Avaliar se os alunos conseguiram entender como os historiadores descobrem a história dos homens; conhecer as hipóteses que explicam a chegada do homem nas Américas, para formar uma opinião; analisar pinturas rupestres para compreender o que é uma fonte de informação. Solicitar que os alunos se reunam em grupos de 4 e montem cartazes para explicarem o que entenderam

Créditos: José Geraldo Vinci de Moraes Formação: Professor de História da UNESP

Compartilhe este conteúdo: