O povoamento das Américas
Porprofessor
02/09/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
Porprofessor
02/09/2017
Conhecer aspectos da ocupação da América
Discutir a construção do conhecimento da História e da pré-história
Entender como os historiadores descobrem a história dos homens conhecer as hipótese que explicam a chegada do homem nas Américas, formando uma opinião e analisar pinturas rupestres para compreender o que é uma fonte de informação.
Saber o que é um continente e fazer leitura de mapas.
5º
03 aulas
https://www.youtube.com/watch?v=3nnq9dFbvgY
https://www.youtube.com/watch?v=DOkd6td3Cn8&NR=1
Arquiologia. http://www.arqueologyc.hpg.ig.com.br/rupestre.htm
https://www.youtube.com/watch?v=hz3GeU9HX_E&NR=1
https://www.youtube.com/watch?v=4X2GLDPA82A vídeo Escrito por Vandeck Santiago
http://www.continentemulticultural.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=78
http://www.comciencia.br/reportagens/arqueologia/arq01.shtml
Atividade 1 - 1º momento - A professora inicialmente pode desenvolver um exercício que expresse os saberes dos alunos sobre as Américas, onde fica localizadas as Américas e especificamente a América do sul e o Brasil? Qual a relação da América do sul e outros continentes? Inicia com um exercício: o que sabem os alunos sobre seu continente?
A professora faz um grande mural com os mapas e etiquetas das principais teorias que explicam a formação do continente da América do Sul. Inicia com o seguinte discurso:
Apresentação do filme com pinturas rupestres
Os alunos examinam cada mapa na seqüência (figura 3 ), fazem inferências e interpretações, para localizar a América do Sul. As duplas observam as partes unidas, a separação das partes, o distanciamento das partes e criam explicação para esse fenômeno.
FIGURA 3 – Mapas demonstrando plantas e animais. Fonte: DIAS, J. M. A. Tectônica de placa
http://w3.ualg.pt/~jdias/INTROCEAN/B/A11intr.html
Portugal. Universidade do Algarve: Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente. Acesso In:
Atividade 2 - Explicar como os historiadores descobriram a chegada do ser humano nas Américas
1º momento – o professor orienta os alunos para a realização do exercício raciocinando sobre a chegada do homem na América. Ele faz afirmações e partir delas os alunos estabelecem as relações e explicam como os homens chegaram à América. O professor afirma que:
a) no momento da separação dos continentes ainda não havia surgido a espécie humana na terra.
b) o homem moderno surgiu na África entre 120 e 200 mil anos e nesse período os humanos eram nômades, esse hábito ajudou na dispersão em levas migratórias que foram povoando outros continentes.
c) a história tem considerado que a migração humana se deu em três movimentos: o primeiro: os humanos chegaram até o oriente médio; segundo: seguiram na direção do oriente, Arábia, sudeste da Ásia, em seguida Oceania e Austrália; terceiro, os humanos começara a dominar novas tecnologias e chegaram à América.
d) Na América os humanos viveram como caçadores e coletores e se espalharam por toda América.
FIGURA 4 – Mapa Mundi. Fonte: http://img.blogs.abril.com.br/1/bigtrip/imagens/mapa-mundi.jpg . Acesso em 02 agosto de 2010.
O professor a partir das afirmativas faz a seguinte questão, como os seres humanos se espalharam pelo mundo, se os continentes estavam separados?
2º momento - O professor traz novas informações para os alunos e os organizam em pequenos grupos, preferencialmente de quatro pessoas e solicita que expliquem quais as discussões relacionadas a entrada dos seres humanos na América e na América do sul e no Brasil.
apresentação do slide http://pt.slideshare.net/AprendendoHistoriacomNemeis/sit-3-vol1-a-pre-hi..., como finalização dos trabalhos
Avaliar se os alunos conseguiram entender como os historiadores descobrem a história dos homens; conhecer as hipóteses que explicam a chegada do homem nas Américas, para formar uma opinião; analisar pinturas rupestres para compreender o que é uma fonte de informação. Solicitar que os alunos se reunam em grupos de 4 e montem cartazes para explicarem o que entenderam
Créditos: José Geraldo Vinci de Moraes Formação: Professor de História da UNESP
Últimas notícias