Como trabalhar com um aluno daltônico?
Sala de aula
PorNOVA ESCOLA
01/11/2011
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
01/11/2011
Pergunta enviada por Josimara Almeida Domingues, Mato Verde, MG
O daltonismo é uma deficiência visual hereditária que dificulta a percepção das cores - na maioria dos casos, verde, vermelho e azul. Ao se deparar com a situação, proponha que a família leve a criança para um exame de acuidade visual. Na escola, organize a rotina para que ela aprenda as cores. Uma dica é colar nos lápis etiquetas com nomes ou símbolos que identifiquem os tons. Na hora de desenhar, ajude o aluno a identificar as cores, mas deixe que ele escolha o que quer usar. Preste especial atenção nas situações em que reconhecer a cor é importante para realizar atividades e compreender conceitos - como na interpretação de gráficos. Cuidado com instruções como "pinte de azul" e "observe no mapa a extensão verde". Nesses casos, enfatize oralmente o que deve ser feito ou observado sem se pautar apenas nas cores.
Últimas notícias
Arte
Folclore nas artes: como organizar o estudo nos Anos Iniciais do Fundamental
Em agosto, celebramos o Dia do Folclore, uma data importante para o trabalho e planejamento docente. Inspire-se em práticas para abordar a temática sob a perspectiva das artes
Linguagem
Língua Portuguesa: ajude seu aluno a ler o mundo em diversos contextos
A aquisição e desenvolvimento da linguagem demandam o reconhecimento da língua em sua totalidade, os propósitos comunicativos e a interação entre interlocutores e a vida em sociedade
Crianças
Semana Nacional da Educação Infantil e os direitos de aprendizagem
A data traz uma boa oportunidade para reflexões e planejamento de experiências em torno das garantias consolidadas na Base Nacional Comum Curricular
Alfabetização
Planejamento da alfabetização: como consolidar as aprendizagens
Confira sugestões para analisar as avaliações diagnósticas e conheça uma experiência prática de utilização de agrupamentos produtivos
Planejamento
Como integrar as competências socioemocionais às aprendizagens curriculares?
Professores têm o desafio de proporcionar situações didáticas que estimulem o desenvolvimento socioemocional combinado ao cognitivo