Música popular e música erudita

POR:
novaescola

Objetivo(s) 

  • Ampliar o repertório musical dos alunos.
  • Desmistificar o que é erudito e popular.
  • Estimular a percepção e a criação musical.

Conteúdo(s) 

  • Composição musical
  • Música eletrônica concreta
  • Características do popular e do erudito

Ano(s) 

3º, 4º, 5º

Tempo estimado 

4 aulas.

Material necessário 

  • Áudios de peças eruditas variadas, como um concerto e uma suíte.
  • Áudios de músicas populares de gêneros diferentes, como um rock nacional.
  • Programa de edição de áudio Audacity (disponível gratuitamente na internet).

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Distribua aos alunos uma lista com 20 palavras que caracterizem músicas populares, eruditas ou ambas, como: dança, partitura, show, orquestra e improviso. Coloque para tocar uma obra considerada erudita, como um concerto, e uma popular, a exemplo de um rock nacional. Faça o mesmo com outras duas canções. Peça que a turma, ao ouvi-las, marque quais das palavras representariam cada uma.

2ª etapa 

Proponha que os estudantes compartilhem as escolhas feitas em relação às palavras para cada música e as justifiquem. Pergunte: "Em quantos grupos vocês separariam as canções? Como os nomeariam? Quais as diferenças e semelhanças entre eles?". Fale sobre o conceito de erudito e popular e questione como eles classificariam cada uma das canções. A ideia é identificar que elementos fazem parte de um estilo e de outro e quais aparecem nos dois.

3ª etapa 

Apresente as gravações de A Day in the Life, dos Beatles, e Brinquedo de Roda, de Villa-Lobos. Retome a conversa sobre os aspectos populares e eruditos e destaque a migração de estilos nas duas obras, como o uso da orquestra na primeira e de temas folclóricos na segunda.

4ª etapa 

Coloque para tocar Intermezzo, de Pierre Schaeffer, uma música concreta. Diga que trata-se de uma obra eletrônica de concerto produzida com sons e ruídos diversos, e efeitos digitais - como distorção de voz e colagens. Peça que a turma identifique características do popular e erudito na obra, além dos sons e efeitos usados. Faça o mesmo com canções que tenham aspectos da música concreta, a exemplo dos funks instrumentais Dance Funk Rap Instrumental e Eletro Funk Água de Coco, de DJ Amilton. Relacione os elementos presentes nas três músicas.

5ª etapa 

Apresente o Audacity à turma e proponha a criação de uma música coletiva. Peça que os alunos sugiram um tema, como "futebol", e estimule-os a produzir sons ligados ao assunto (como gritos de gol e ruídos de bola sendo chutada) e gravar com o programa. Eles também podem pesquisar sons na internet em formato wave ou mp3. Arquive o material sonoro reunido numa pasta no computador.

6ª etapa 

Exponha os sons coletados e comece a montagem da peça coletivamente. Ouça sugestões dos estudantes sobre como sobrepor os áudios e os efeitos a ser aplicados. Proponha o uso do recurso de geração de som sintético do Audacity (pelo caminho inserir > tom). Depois, peça que analisem a música composta e destaquem as características dela, como a ausência de partitura e o uso de sons pouco convencionais. Peça que relembrem efeitos semelhantes aplicados nas obras apreciadas anteriormente.

Avaliação 

Observe se os alunos se apropriaram dos estilos musicais ouvidos durante a criação.

Créditos: Áudrea Martins (consultoria)

Compartilhe este conteúdo: