O Muro de Berlim e outras barreiras físicas

POR:
novaescola

Objetivo(s) 

- Correlacionar os acontecimentos do passado e da atualidade (com base na história da construção do Muro de Berlim e nas barreiras físicas que ainda existem em alguns países). 

Conteúdo(s) 

- Guerra Fria e o tempo presente.

Ano(s) 

6º, 7º, 8º, 9º

Tempo estimado 

Sete aulas.

Material necessário 

Computador com acesso à internet, um mapa-múndi para cada equipe, cartolinas, canetas, filme Adeus, Lênin!, especial Muro de Berlimimagens do período, blogs e sites confiáveis para a pesquisa (25 Fatos sobre o Muro de Berlim, Começa a Construção do Muro de Berlim e Queda do Muro de Berlim).

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Antes do início do trabalho, assista ao documentário Muro de Berlim e ao filme Adeus, Lênin!. Selecione trechos que considera importantes para o entendimento da Guerra Fria e da criação do Muro de Berlim. Em sala, comunique aos alunos que eles assistirão aos trechos previamente selecionados e oriente-os a tomar nota do que consideram mais importante (por exemplo, o conflito principal, personagens e fatos históricos retratados). Essas anotações darão subsídios para a discussão inicial e servirão para estimular nos alunos uma postura de pesquisa durante a exibição dos filmes. Em seguida, mostre algumas imagens do período previamente selecionadas e promova uma discussão sobre as cenas e o contexto histórico apresentado. Estimule a participação de todos. Conte que eles vão pesquisar sobre o Muro de Berlim e as barreiras físicas que ainda segregam pessoas e culturas e, em grupos, vão produzir uma apresentação. Peça que escrevam uma dissertação sobre as informações discutidas até aqui.

2ª etapa 

Introduza uma conversa sobre a existência de outros muros que ainda estão presentes no mundo (cite os casos das Coreias do Sul e do Norte, Israel e Palestina, a fronteira do México com os EUA e de Belfast, na Irlanda do Norte). No mapa-múndi, localize esses países. Conte que eles vão pesquisar sobre esses casos e, em grupo, vão produzir uma apresentação.

3ª etapa 

Entregue um mapa-múndi para cada equipe e peça que pesquisem sobre uma das barreiras físicas comentadas em aula. Indique blogs e sites confiáveis para a consulta e navegue com a turma. É provável que, nessa etapa, os alunos descubram novas barreiras, além das já citadas. Essas descobertas podem ser incorporadas ao trabalho. Peça que anotem as informações e iniciem a seleção dos materiais para a apresentação do trabalho final.

4ª etapa 

Circule pela sala e acompanhe a pesquisa das equipes, fazendo intervenções quando necessário. Peça que elaborem painéis para apresentação. Explique que eles devem conter uma introdução (síntese do contexto histórico e imagens dos conflitos que levaram à criação das barreiras entre os países), um desenvolvimento do tema (as consequências dessas separações para seus habitantes ao longo desse período até os dias de hoje) e uma conclusão (o que a equipe aprendeu e as semelhanças desses episódios pesquisados com o conteúdo estudado em sala no início do projeto).

5ª etapa 

Cada equipe deverá apresentar seu painel. Promova a discussão dos trabalhos e incentive a participação de todos. Por fim, peça a reescrita da dissertação feita no início.

Avaliação 

Produto final Painéis sobre o Muro de Berlim e as demais barreiras. Observe a participação da turma em todas as etapas do trabalho, levando em conta todos os materiais produzidos (textos e painéis).

Flexibilização 

Previamente, apresente imagens do Muro de Berlim e de barreiras de outros países ao aluno com deficiência intelectual e ofereça a ele alguns textos de apoio para que saiba o que será trabalhado nas aulas seguintes. Sugira que, na discussão sobre os trechos do filme ele contribua, contando o que aprendeu com as imagens e com os materiais de apoio oferecidos. Se necessário, amplie o tempo de escrita da dissertação para o aluno com deficiência ou proponha que esse trabalho seja feito em duplas ou em pequenos grupos. O aluno também deve colaborar na elaboração dos paineis e na apresentação da pesquisa para a turma. Conte com a ajuda do responsável pelo AEE para que ele aprenda como pesquisar informações na internet.

Deficiências 

Intelectual

Créditos: Juliano Sobrinho Formação: Professor da Universidade Nove de Julho (Uninove).

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias