O lugar da minha cidade e da minha escola no contexto da Estrada Real
Porprofessor
02/09/2017
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Jornalismo
Porprofessor
02/09/2017
- Interpretar e comparar mapas, gráficos, dados sociais e textos históricos.
- Desenvolver a capacidade de observar e registrar informações sociais e ambientais.
- conhecer os espaços geograficos e historicos da Estrada Real
- Desenvolver a capacidade de realcionar contexotos historicos e geograficos diferentes
- posicionar criticamente diante das propostas turisticas da Estrada Real
- posicicionar e sugerir propostas para inserção da escola no contexto turisco da Estrada Real
- Representação e modificações na paisagem do bairro de da minha escola no contexto da Estrada Real
- O lugar e sua localização no espaço hsitorico e geográfico.
- Plantas e mapas do bairro realcionado com a Estrada Real : escalas e legendas.
- Plantas e mapas dos trajetos realizados pelos cilcistas
- Gráficos, tabelas e dados espaciais.
6º, 7º, 8º
5 aulas
Apresente o projeto, os materiais que serão usados e o resultado esperado.
Pergunte o que a turma conhece sobre o bairro da escola e sobre a Estrada Real.
Mostre uma planta pictórica (um mapa sem legendas ou termos técnicos, mas com pontos de referência) e fotografias da região.
Exponha com o retroprojetor fotografias e das estrada ...dos lugares ...das cidades...e de outros povos e culturas que falem da Estrada Real, o espaço em que vivem e realizam atividades cotidianas.
Questione os alunos sobre sua rotina no lugar em que moram. Para apresentar o conceito de paisagem (extensão de território com elementos naturais e construídos), peça que os estudantes comparem imagens de diferentes bairros.
Sugira que eles reúnam fotos antigas e atuais do bairro. Indique livros, sites e bancos de imagens que relacionem o seu Bairro com o Trajeto da Estrada Real.
Apresente o projeto, os materiais que serão usados e o resultado esperado.
Pergunte o que a turma conhece sobre o bairro da escola e sobre a Estrada Real.
Mostre uma planta pictórica (um mapa sem legendas ou termos técnicos, mas com pontos de referência) e fotografias da região.
Exponha com o retroprojetor fotografias e das estrada ...dos lugares ...das cidades...e de outros povos e culturas que falem da Estrada Real, o espaço em que vivem e realizam atividades cotidianas.
Questione os alunos sobre sua rotina no lugar em que moram. Para apresentar o conceito de paisagem (extensão de território com elementos naturais e construídos), peça que os estudantes comparem imagens de diferentes bairros.
Sugira que eles reúnam fotos antigas e atuais do bairro. Indique livros, sites e bancos de imagens que relacionem o seu Bairro com o Trajeto da Estrada Real.
Após exposição de fotos e dos trajetos os proponha a comparação entre o mapa do bairro e da cidade com o mapa contendo o Trajeto da Estrada Real . Acrescente dados socioambientais de atlas, livros e sites.
Proponha que fotografem a região. Construa com eles um pré-roteiro dos locais retratados e elabore uma pauta de entrevistas com moradores sobre sua relação com o lugar.
Registre o aprendizado de cada aluno: se usam legendas, se compreendem a planta como a visão vertical de uma área, como interpretam imagens, se adotam o repertório geográfico. Organize momentos coletivos de discussão após as aulas.
Créditos: Sueli Ângelo Furlan Formação: Professora de Geografia
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