O lugar da minha cidade e da minha escola no contexto da Estrada Real

POR:
professor

Objetivo(s) 

- Interpretar e comparar mapas, gráficos, dados sociais e textos históricos.
- Desenvolver a capacidade de observar e registrar informações sociais e ambientais.

- conhecer os espaços geograficos e historicos da Estrada Real

- Desenvolver a capacidade de realcionar contexotos historicos e geograficos diferentes

- posicionar criticamente diante das propostas turisticas da Estrada Real

- posicicionar e sugerir propostas para inserção da escola no contexto turisco da Estrada Real

 

Conteúdo(s) 

- Representação e modificações na paisagem do bairro de da minha escola no contexto da Estrada Real
- O lugar e sua localização no espaço  hsitorico e geográfico.
- Plantas e mapas do  bairro realcionado com a Estrada Real : escalas e legendas.

- Plantas e mapas dos trajetos realizados pelos cilcistas
- Gráficos, tabelas e dados espaciais.

Ano(s) 

6º, 7º, 8º

Tempo estimado 

5 aulas

Material necessário 

  • livro de pesquisa;
  • guia de ruas;
  • mapa pictórico;
  • fotografias antigas e recentes do bairro;
  • cartolina branca;
  • caneta hidrocor; e
  • câmera fotográfica.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Apresente o projeto, os materiais que serão usados e o resultado esperado.

Pergunte o que a turma conhece sobre o bairro da escola e sobre a Estrada Real.

 Mostre uma planta pictórica (um mapa sem legendas ou termos técnicos, mas com pontos de referência) e fotografias da região.

Exponha com o retroprojetor fotografias e  das estrada ...dos lugares ...das cidades...e  de outros povos e culturas que falem da Estrada Real, o espaço em que vivem e realizam atividades cotidianas.

 Questione os alunos sobre sua rotina no lugar em que moram. Para apresentar o conceito de paisagem (extensão de território com elementos naturais e construídos), peça que os estudantes comparem imagens de diferentes bairros.

Sugira que eles reúnam fotos antigas e atuais do bairro. Indique livros, sites e bancos de imagens que relacionem o seu Bairro com o Trajeto da Estrada Real.

Apresente o projeto, os materiais que serão usados e o resultado esperado.

Pergunte o que a turma conhece sobre o bairro da escola e sobre a Estrada Real.

 Mostre uma planta pictórica (um mapa sem legendas ou termos técnicos, mas com pontos de referência) e fotografias da região.

Exponha com o retroprojetor fotografias e  das estrada ...dos lugares ...das cidades...e  de outros povos e culturas que falem da Estrada Real, o espaço em que vivem e realizam atividades cotidianas.

 Questione os alunos sobre sua rotina no lugar em que moram. Para apresentar o conceito de paisagem (extensão de território com elementos naturais e construídos), peça que os estudantes comparem imagens de diferentes bairros.

Sugira que eles reúnam fotos antigas e atuais do bairro. Indique livros, sites e bancos de imagens que relacionem o seu Bairro com o Trajeto da Estrada Real.

2ª etapa 

Após exposição de fotos e dos trajetos os  proponha a comparação entre o mapa do bairro  e da cidade com o mapa contendo o Trajeto da Estrada Real . Acrescente dados socioambientais de atlas, livros e sites.

3ª etapa 

Proponha que fotografem a região. Construa com eles um pré-roteiro dos locais retratados e elabore uma pauta de entrevistas com moradores sobre sua relação com o lugar.

Avaliação 

Registre o aprendizado de cada aluno: se usam legendas, se compreendem a planta como a visão vertical de uma área, como interpretam imagens, se adotam o repertório geográfico. Organize momentos coletivos de discussão após as aulas.

Créditos: Sueli Ângelo Furlan Formação: Professora de Geografia

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