Como programar as aulas das turmas multisseriadas?

Heloisa responde - Início de ano

POR:
NOVA ESCOLA
Heloisa Ramos. Foto: Marina Piedade Heloisa responde

Heloisa Ramos é formadora de professores e foi colunista de NOVA ESCOLA até 2013.

Clique aqui para mandar a sua dúvida para a nova colunista

Pergunta enviada por Maria José Verçoza, Maragogi, AL

A primeira etapa do planejamento, antes de qualquer tomada de decisão, é saber com quem você vai trabalhar. Quem são essas crianças e esses jovens. O que já sabem, como aprendem e como se socializam. Como é seu ambiente social e familiar.

Com base nisso, é possível planejar as atividades escolares, em conjunto com os colegas e a coordenação pedagógica. Realizado em colaboração, o planejamento detalhado torna-se o instrumento orientador das atividades de todo o período escolar. Conhecendo cada aluno, todo professor pode organizá-los não por idade, mas por nível de conhecimento: alfabetização, de 3º a 6º ano e de 7º a 9º ano, por exemplo.

Só então define-se o que vai ser trabalhado com cada grupo e com cada criança, em função de conhecimentos e habilidades importantes que precisam ser aprendidos e desenvolvidos. Elabora-se um quadro de aulas, com os conteúdos imprescindíveis para que o aluno avance para outro nível. Nem sempre é melhor preparar atividades distintas para cada grupo. Dependendo de alguns conteúdos e objetivos, o planejamento pode ser integrado com atividades coletivas, envolvendo todos. É possível organizar um projeto em que a turma tenha que trabalhar em função de uma meta comum. Por exemplo, o estudo da geografia e da história de uma localidade pode envolver aprofundamentos diferentes, dependendo do nível de conhecimento de cada grupo (ciclo, série ou ano) da classe e de cada aluno. O planejamento do projeto é um só, mas são previstas tarefas individuais, coletivas e em grupos.

Compartilhe este conteúdo: