O encantamento pela música erudita

POR:
professor

Objetivo(s) 

Apreciar a música erudita e conhecer sua história.

Conteúdo(s) 

Música erudita e história da música.

Ano(s) 

Tempo estimado 

4 horas

Material necessário 

A orquestra ensaiando (29m30s a 30m39s). O momento em que Beethoven percebe que não consegue mais ouvir (54m55 a 57m27s). O trecho final, quando Beethoven, já surdo, rege a orquestra (57m28s a 1h11m14s).

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Introdução
Um compositor genial que perde a audição e não quer que sua tragédia pessoal transpareça para o público. Uma jovem e ambiciosa estudante de conservatório que tem a oportunidade de trabalhar com uma lenda viva. O conhecido drama do alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827) ganha tom ficcional no filme O Segredo de Beethoven, sugerido pela professora Valéria Caram, que leciona no colégio Pueri Domus, em São Paulo. "A música erudita é muito distante da nossa realidade e a escola tem de cumprir o papel de despertar o interesse dos estudantes para questões que não façam parte do seu cotidiano."

Pergunte para as crianças quem conhece Beethoven. Ouça o que elas dizem e conte um pouco da história dele, destacando acontecimentos importantes de sua vida, como o fato de vir de uma família de músicos e de ele, desde a juventude, já se dedicar integralmente a ela. Ressalte também sua dedicação aos estudos logo que se mudou para Viena. Passe os trechos do filme e, em seguida diga que todos vão ouvir duas composições de Beethoven e dizer que sensação a música desperta neles. Coloque para tocar, então, a Quinta Sinfonia, que passa a sensação de suspense, e a Nona, mais alegre.

Avaliação 

Analise o interesse das crianças pela música e coloque para elas ouvirem a Sonata Passionata, bem mais melancólica, e pergunte que sentimento causou nelas.

Créditos: Valéria Caram Formação: professora do colégio Pueri Domus, em São Paulo

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias