O Cortiço
Porprofessor
02/09/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
Porprofessor
02/09/2017
Interpretar a situações colocadas no livro e transpor na sociedade atual.
"O Cortiço" está inserido na escola naturalista, por isso expõe o homem dentro da sua animalidade, isto é, dominado por seus instintos.
O livro se caracteriza pelo destino humano como produto de três fatores: meio ambiente, raça e momento histórico em que vivem os personagens.
8º, 9º
1h30m
A história é vivida no cortiço, na venda e no sobrado, então, o cenário será constituído com esses elementos onde os atores discorrerão as cenas com momentos de samba e capoeira.
Introdução
João Grilo e Chicó começaram a fazer parte do imaginário cultural brasileiro em 1956, quando O Auto da Compadecida foi encenado no Recife pela primeira vez. Mas é inegável que o texto do paraibano Ariano Suassuna ganhou novo fôlego após a minissérie e o filme produzidos pela Globo Filmes. Sua peça serve de nspiração para o professor de teatro Eric Nowinski, do Colégio Oswald de Andrade, em São Paulo. "Podemos trabalhar muitos aspectos com esse texto no que diz respeito à diferença entre cinema e teatro. No teatro, por exemplo, temos um ambiente único (o palco) e no filme é possível entrar em cada espaço citado."
Faça a leitura da peça com os alunos e depois, se possível, exiba o filme todo para que comparem os gêneros. Debata com a turma as diferentes maneiras de representar uma história ficcional, citando o figurino, o cenário e até os ângulos da câmera, que divergem muito do teatro para o cinema. Diga à garotada que as mudanças no texto são significativas e fáceis de detectar. Lembre que o filme O Auto da Compadecida é uma junção de três peças diferentes de Suassuna, e não o texto original. Depois, divida a turma em grupos e proponha a criação de diferentes formas de representar uma mesma cena, como a do julgamento de João Grilo.
Acompanhe como os alunos participaram do debate em sala e verifique o desempenho deles no desenvolvimento da cena.
Créditos: Eric Nowinski Formação: professor de teatro do Colégio Oswald de Andrade, em São Paulo
Últimas notícias