Compartilhe:

Jornalismo

Objetivo(s) 

  • Conhecer sociedades que viviam aqui antes de 1500;
  • Entender as relações sociais e políticas de comunidades que habitavam a Amazônia central, a ilha de Marajó, o alto Xingu os sambaquis litorâneos;
  • Valorizar as tecnologias e os modos de vida desses povos.

Conteúdo(s) 

  • Sociedades pré-históricas do Brasil;
  • Relações sociais e políticas;
  • Tecnologias e modos de vida;

Ano(s) 

6º, 7º

Tempo estimado 

3 aulas

Material necessário 

  • Mapa do Brasil, sites (Arqueologia Brasileira),
  • livros (Arqueologia da Amazônia e Brasil Rupestre) com texto e imagens sobre sociedades antigas

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Leia com a classe textos sobre Arqueologia e sociedades préhistóricas do Brasil. Mostre imagens de objetos de pedra, ossos e cerâmica utilizados por elas e pergunte como eram feitos e usados. Diga que o arqueólogo encontra peças como essas e define seu tempo de existência. Pergunte sobre a provável idade do material mostrado e peça um relato sobre o que foi aprendido.

2ª etapa 

Divida a turma em grupos de seis e peça que cada um pesquise sobre um dos povos propostos e os artefatos que produzia. A idade da sociedade, onde ficava e como se extinguiu devem ser mencionados. Monte um quadro com os seguintes itens: região geográfica, alimentação, moradia, objetos, rituais, hierarquia. Os grupos devem preencher os tópicos com informações da sociedade estudada e comparar o levantamento feito na aula anterior com a pesquisa. Oriente os grupos e peça que preparem uma apresentação com cartazes.

3ª etapa 

Na hora do seminário, pendure um mapa do Brasil no quadro para os grupos localizarem a região habitada pela civilização a ser descrita. Cada aluno do grupo deve abordar um item do relatório feito. Durante as falas, pergunte se terrenos, matas, rios e praias eram como agora, o que pode ter mudado e por quê. Fale sobre a diversidade das populações atuais e que influências receberam das antigas. Proponha que todos anotem as informações sobre os povos apresentados pelos colegas num quadro igual ao já trabalhado. Elas facilitam examinar a diversidade dos povos. Peça que cada aluno
escreva por que registrou as informações, como imaginava os antigos povos e o que descobriu. Como lição de casa, eles devem comparar sua pesquisa com a de outra sociedade e fazer um relatório.

Avaliação 

Avalie os textos dos grupos e observe que categorias de comparação foram utilizadas, assim como semelhanças e diferenças elencadas.

Créditos: Adriana Fiorito Lorenzetto Formação: Professora de História da Escola da Vila, em São Paulo.

continuar lendo

Veja mais sobre

Últimas notícias