Objetivo(s)
- Desenvolver a percepção visual do entorno da escola.
- Identificar os pontos de referência.
- Aprender diferentes representações cartográficas do bairro.
Conteúdo(s)
Cartografia.
Ano(s)
5º
Tempo estimado
Quatro aulas.
Material necessário
Croquis (desenhos, esboços de plantas) de propagandas de apartamentos, fotos do bairro (aéreas e de satélite) conseguidas no Google Earth.
Desenvolvimento
Peça que cada aluno observe o trajeto entre a casa e a escola. Desperte a atenção para os nomes das principais ruas e outros pontos de referência (prédios comerciais e outros locais conhecidos). Oriente-os a anotar as observações, escrevendo um texto descritivo com nomes de ruas e pontos de referência.
Distribua croquis de propagandas e questione: o que é um croqui? Quais são os elementos usados para fazê-lo? Como desenhá-lo?
Peça que passem as informações do texto para outra linguagem: a do desenho. Assim como nos croquis distribuídos, devem constar informações para localizar o leitor.
Projetar fotos aéreas e de satélite da rua da escola e do bairro, explicando que elas são nossa real localização vista no plano aéreo. Solicite que a turma identifique o trajeto e os pontos citados nos desenhos.
Avaliação
Pergunte se os pontos de referência mencionados podem ser vistos na foto aérea e na de satélite. Compare os croquis confeccionados e as fotos, questionando as diferentes representações cartográficas.
Créditos: Silmara Maria Cruz Paiva Formação: Professora de Geografia da EMEF Cleómenes Campos, em São Paulo.
Tags