Compartilhe:

Jornalismo

Objetivo(s) 

  • Reconhecer verbos em um texto.
  • Analisar tempos verbais e sua função.
  • Compreender o uso adequado dos verbos.

Conteúdo(s) 

  • Tempos verbais (presente, passado e futuro do Indicativo).

Ano(s) 

Tempo estimado 

Três aulas

Material necessário 

  • Jornais atuais e antigos e canetas coloridas.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Os estudantes serão divididos em pequenos grupos e  serão distribuidos notícias de jornais, novos e antigos. Pedirei que leiam as notícias, marcando os verbos encontrados com as canetas coloridas.

2ª etapa 

Explorando a utilidade dos verbos: eles são responsáveis pela organização das informações em um texto. Nesta etapa será explicado que nem todos são iguais: alguns indicam ação, algo que acontece, aconteceu ou acontecerá, ou ainda alguma ação mental. Há também verbos que indicam estado (como as pessoas e os objetos são) e mudanças de estado. Os verbos têm a função de descrever situações e ideias ou mudanças nas situações e nas ideias.

3ª etapa 


Retornando aos  jornais os estudantes serão questionados sobre os seguintes aspectos:

* qual é o nome do jornal que cada grupo tem em mãos ?

* Qual o título da notícia?

* Qual é o tema da notícia que estão analisando?

Quem dá a notícia? Em que seção do jornal está a notícia?

Será pedido que observem se o texto narra um acontecimento, descreve uma situação ou expõe acontecimentos. E, será explicado que os verbos carregam uma intencionalidade, têm a função de chamar a atenção do leitor para a leitura da notícia e, nesse propósito, desempenham uma função muito importante.

Na sequência, será organizado no quadro uma tabela com os  verbos encontrados nas notícias selecionadas e a observação dos alunos, conforme modelo. 

Título da notícia Jornal verbos  Tempo verbal
       

Na próxima fase será discutido com os estudantes o sentido das escolhas dos verbos e do tempo verbal presentes nas notícias analisadas e o que eles provocam nos leitores.

Avaliação 

Após a explicação sobre verbo cada grupo ficará responsável por reescrever a notícia analisada em um tempo verbal definido (presente, passado ou futuro). Será pedido aos estudantes que escolham livremente a notícia para realizar a atividade. Oferecerei auxílio para esclarecer dúvidas. Anotarei os avanços e as dificuldades do grupo. Quando necessário,  serão realizadas intervenções.

Créditos: Ione Oliveira Créditos: Silvia Ferrari

Veja mais sobre

Últimas notícias