Nossos combinados em sala de aula
Porprofessor
02/09/2017
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Jornalismo
Porprofessor
02/09/2017
5º
2 aulas
Este plano de aula está ligado à seguinte reportagem de VEJA:
Introdução
A matéria de Veja, "Meu amado ex-enteado" discute a importância do ambiente familiar, argumentando que mesmo nos casos em que não existem laços sanguíneos, a família é o grupo social onde formamos os mais profundos e duradouros laços afetivos.
Segundo a sociologia, a importância da família para a formação individual é ainda mais complexa: é no ambiente familiar que aprendemos certos hábitos, costumes e valores que definirão nossas escolhas durante a vida adulta. Este plano de aula discute essa questão a partir do conceito de "socialização". Além de discutir a influência da família (socialização primária) na formação do caráter individual, aborda também outras formas de aprendizado social, que ocorrem nos círculos de amizade, na escola ou no trabalho (socialização secundária).
Inicie a aula com um bate-papo informal com o grupo. A ideia é incentivar a turma a pensar a respeito dos hábitos, preferências e costumes que nos acompanham no decorrer da vida. Como aprendemos sobre eles? Quem nos ensina? Como eles influenciam nossa vida cotidiana? Anote as reflexões no quadro.
Discuta o tema utilizando modelos práticos como, por exemplo, os hábitos alimentares. Peça que os alunos descrevam como é uma refeição típica em seu ambiente familiar, quais os alimentos mais comuns, como são os hábitos da família à mesa, como são as refeições em datas comemorativas etc. Para incentivar a participação de todos, você poderá usar o exemplo da sua própria família ou utilizar exemplos trazidos de filmes, livros ou até novelas.
Por meio da comparação entre os depoimentos dos alunos, elabore a noção de que nossos hábitos individuais são diretamente relacionados e variam conforme o ambiente familiar em que vivemos. Proponha frases como "nossos pratos favoritos, as normas de comportamento e etiqueta à mesa, modos de preparo dos alimentos e até mesmo os horários das refeições são aprendidos no ambiente familiar", e peça que os alunos opinem e discutam a respeito dessas afirmações. Eles concordam? Discordam? Eles percebem ou não uma relação entre os hábitos familiares e nossas escolhas como jovens e adultos?
Em seguida, distribua as cópias da reportagem de Veja e realize uma leitura dirigida. Se necessário, esclareça termos ou ideias apresentados no texto. Após a leitura, retome a discussão, procurando relacionar as ideias do texto de Veja com a discussão anterior. Qual a opinião da turma sobre o assunto? Para eles, qual o grau de influência dos padrastos e madrastas para a formação dos jovens citados na reportagem? Eles conseguem pensar em exemplos de hábitos, preferências e regras de conduta que aprendemos enquanto crianças, em nosso ambiente familiar? No caso de famílias "modernas" como as descrita no texto, de quem as crianças aprendem os hábitos, costumes e valores sociais?
Para continuar a discussão, utilize o texto de apoio a seguir:
Socialização primária Para os sociólogos Peter L. Berger e Thomas Luckman, autores do livro "A Construção Social da Realidade", todo o conhecimento que possuímos é produzido e influenciado pelas relações sociais que vivenciamos desde nossa infância. Para os autores, mesmo as ideias e hábitos que são assumidos como "senso-comum" ou "óbvios" são, na verdade, resultado de nossa inserção e papéis em determinados grupos sociais. |
Para complementar a discussão, incentive a turma a pensar em outros exemplos de hábitos e comportamentos que são aprendidos no ambiente familiar e mantidos, em maior ou menor grau, na vida adulta. Estimule a discussão usando exemplos de hábitos cotidianos aparentemente banais como a organização da limpeza da casa ou o processo de elaboração de listas de compras nos supermercados, evoluindo gradativamente para questões mais complexas como a religião em que eles foram educados (os alunos seguem a religião praticada pela família ou puderam escolher livremente?) ou o posicionamento político que eles seguem (qual o grau de influência dos familiares mais próximos em questões sobre liberdades civis, direito de expressão etc?).
Lembre-se: não existem respostas certas ou erradas! É fundamental demonstrar que existem padrões de comportamento que são mais rígidos do que outros, e que muitos comportamentos são diretamente dependentes da socialização primária que acontece durante a infância, especialmente no ambiente familiar.
Inicie retomando os assuntos abordados anteriormente. Procure se certificar que os alunos compreenderam a ideia de que muitos de nossos valores e comportamentos são diretamente relacionados com nossa socialização primária. Em seguida, proponha a seguinte questão complementar:
Se nossos hábitos e formas de pensar são determinados durante a socialização primária, como podemos explicar mudanças de comportamento durante a juventude e vida adulta?
Nessa etapa, incentive a discussão por parte dos alunos. Para guiar a conversa, você pode pedir que eles escrevam ideias ou exemplos de grupos sociais ou situações onde aprendemos e nos envolvemos em formas de socialização diferentes daquelas do ambiente familiar. Se quiser, utilize a lousa para listar os exemplos citados. Os exemplos mais comuns são os círculos de amizade, a escola e os locais de trabalho, mas com certeza os alunos irão pensar em outros exemplos. Deixe que a criatividade deles conduza a conversa!
Em seguida, direcione a discussão de acordo com o texto abaixo:
Socialização secundária A socialização secundária é diferente da socialização primária, mas ambas são fenômenos complementares. A proibição e a vergonha em relação à nudez são estabelecidas durante a socialização primária, no âmbito familiar, mas as regras de vestimenta são em muitos casos determinadas pela socialização secundária. Por exemplo, as escolas podem possuir uniformes e locais de trabalho e sugerir o uso de "roupas sociais" como terno e gravata, e alguns eventos especiais podem exigir o uso de certas peças de vestuário (como o vestido branco das noivas). |
Analise, por meio do texto apresentado e das conversas em sala, se os objetivos traçados no início da sequência didática foram alcançados. A saber: compreender o conceito de "socialização", analisar e discutir o papel do ambiente familiar para os processos de socialização e construção da identidade individual e explorar outras formas de socialização como, por exemplo, o ambiente escolar e o trabalho.
Créditos: Maiko Rafael Spiess Formação: Sociólogo e pesquisador visitante do Departamento de História da Ciência da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos
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