Na mesma quadra nos mesmos lugares com outros olhos

POR:
professor

Objetivo(s) 

  • Estimular a prática regular de atividades físicas,
  • Apresentar possibilidades da prática de atividades físicas com poucos recursos,
  • aquisição de controle corporal.
  • desenvolvimento de habilidade motora

Conteúdo(s) 

  • Como elaborar e executar exercícios aeróbicos, de força e de alongamento variados e para diferentes grupos musculares,
  • A apropriação do espaço para a realização de atividades físicas.
  • Recreação e atividades lúdicas

 

Ano(s) 

1º, 2º, 3º, 4º, 5º

Tempo estimado 

4 aulas

Material necessário 

Este plano de aula está ligado à seguinte reportagem de VEJA:

  • quadra e espaço livre da escola
  • material impresso e internet para pesquisa
  • materiais esportivos e pedagógicos da escola.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Introdução

Na midia sempre ouvimos falar da importância da atividade física na prevenção e também no tratamento de doenças. No Brasil, contudo, grande parte da população ainda não faz da atividade física um hábito. Na cidade existem locais para a prática de exercícios ao ar livre? Será que oferecem condições adequadas? Tem pessoas que usam corretamente estes espaços?

 

É possìvel mobilizar os alunos para identificar como está este aproveitamento, incentivando-os a lutar para garantir a existência, a conservação, a revitalização e o fácil acesso às praças e parques da cidade. Neste plano de aula apresentamos aos alunos o desejo de estimular os familiares para apropriação dos espaços livres da cidade. E os alunos, divertindo, criarem hábitos.

 

Antes de começar esta sequência, será proposto aos alunos uma conversa sobre atividade física deles, dos familiares e amigos: onde é possível a prática de atividade física; os locais públicos como parques, praças e campinhos ou quadras .... Junto com o professor fazer os registros, com este material em mãos a turma poderá analisar, ao longo desta aula, as condições e as possibilidades de prática esportiva nos lugares escolhidos. Também será registrado sugestões de atividades de  Lazer e Recreação no município.

Reunidas todas as informações coletadas será proposto a construção de um mural com a localização e características de cada espaço. Depois fazer sugestões do que é importante haver em um espaço público será proposto aos alunos um desenho deste local com as sugestões.

Na quadra realizar os exercícios rotineiros e de acordo com as sugestões realizar as atividades. Fazer um comparativo das atividades que os adultos se propõem a fazer e as atividades preferidas dos alunos.

Em seguida, comentar com os alunos a importância da atividade física na prevenção de doenças. mostrar que apesar das inúmeras vantagens, ainda é um desafio despertar o interesse dos adolescentes pela prática da atividade física, em especial na escola. É fundamental destacar a importância dos exercícios para prevenir doenças cardiovasculares e osteoarticulares (doenças nos ossos e nas articulações) e para melhorar a disposição para as atividades do dia a dia.

2ª etapa 

Elaborar e testar um programa simples de atividades que possam ser realizadas na escola, como: caminhadas, corridas, alongamentos, exercícios de força para tronco, membros superiores e inferiores. Debater junto com os alunos quais exercícios podem ser praticados nos locais públicos da cidade. deixar a sugestão, para os familiares de começarem um programa de atividade física.

Avaliação 

Analise os materiais coletados pelos alunos nas visitas e observe se os estudantes, ao longo das aulas, começaram a mudar sua postura com relação à importância da prática de atividades físicas. A participação da turma na coleta de informações sobre os espaços, assim como nas sequências de exercícios propostos, também devem ser levadas em conta. Observar as dificuldades dos alunos (postura, movimentos, respiração) e investir em atividades subsequentes, que contribuam para a melhoria da qualidade das atividades físicas praticadas por todos da classe.

Flexibilização 

Os exercícios serão adaptados segundo a possibilidade, assim como as brincadeiras para sua participação.

Deficiências 

Física

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias