Compartilhe:

Jornalismo

Músicas de Carmen Miranda na flauta doce

Pornovaescola

02/09/2017

Objetivo(s) 

- Reconhecer a forma refrão na música.
- Aperfeiçoar a técnica de execução na flauta doce.

Conteúdo(s) 

- Refrão.
- Técnica na flauta doce dentro da extensão Mi (3) ao Fá (4).

Ano(s) 

6º, 7º, 8º, 9º

Tempo estimado 

14 aulas

Material necessário 

Letras de músicas cantadas por Carmen Miranda, partituras das canções interpretadas pela artista (Carmen Miranda: Melodias Cifradas para Guitarra, Violão e Teclado, Eduardo Dussek, 155 págs., Ed. Irmãos Vitale, tel. 11/5081-9499, 82 reais), aparelho de som ou computador, reportagens para pesquisa (como Carmen Miranda, a cantora que é uma marca brasileira no mundo), vídeos no YouTube, teclado, piano ou violão.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Inicie o trabalho apresentando uma música da artista que seja conhecida e tenha um refrão marcante, como Ta-hí (Pra Você Gostar de Mim). Distribua a letra e pergunte se os alunos já a conhecem. Não mencione nada sobre Carmen Miranda ainda. Cante a música com eles algumas vezes e pergunte se sabem como se chama a parte que se repete constantemente. Identifique com os alunos o refrão. Distribua instrumentos de percussão ou peça que criem com percussão corporal um acompanhamento para a música em que o padrão rítmico mude no momento em que o refrão aparece. Liste no quadro exemplos de músicas que os alunos conheçam em que apareçam refrãos. Peça como tarefa de casa uma pesquisa, na internet ou em discos, de gravações da canção apresentada. O material deve ser levado para a aula seguinte.

2ª etapa 

Coloque as versões da música que a turma trouxe para tocar. Compare-as. Leve para a sala uma versão cantada pela artista. Investigue o que a turma já sabe sobre Carmen Miranda. Proponha que pesquisem sobre ela e sugira uma apresentação com músicas da artista para a comunidade escolar.

3ª etapa 

Selecione no repertório de Carmen Miranda músicas que tenham refrãos de fácil memorização e execução instrumental, como Cai-Cai Alô, Alô. Transporte o refrão dessas músicas para uma tonalidade possível de execução na flauta doce dentro da extensão Mi (3) ao Fá (4). Os alunos mais experientes devem poder tocar a canção inteira.

4ª etapa 

Peça que os alunos apresentem as pesquisas que fizeram sobre a artista e converse sobre sua biografia. Toque ou execute uma gravação de Cai-Cai. Faça com que aprendam a cantar a música, identifiquem o refrão, criem um acompanhamento com instrumentos de percussão ou percussão corporal que se modifique na hora em que o refrão aparece. Pergunte se seriam capazes de executar o refrão de Cai-Cai.

5ª etapa 

Registre no quadro apenas grafia de altura do refrão de Cai-Cai (não escreva o ritmo). A grafia musical complexa do samba é ainda inacessível para a maioria dos alunos nos estágios inicias de aprendizagem da flauta. A partitura deverá ser utilizada apenas como referência para a execução que vai ser realizada por audição (de ouvido). Toque o acompanhamento em um instrumento harmônico (teclado, piano, violão). Determine como tarefa de casa estudar o refrão de Cai-Cai. Entregue a grafia de altura da música toda para os alunos mais experientes tentarem tocá-la inteira.

6ª etapa 

Realize o mesmo procedimento anterior para que os jovens executem na flauta doce o refrão do samba Alô, Alô. Cante com a turma o samba-enredo Alô, Alô Taí Carmen Miranda. Mostre que nesse samba o refrão de Cai-Cai é utilizado e modificado. Converse sobre as expressões presentes na letra do samba (como o apelido Pequena Notável), explicando seu sentido. Proponha que pesquisem sobre o figurino e as coreografias da cantora. Prepare os detalhes da apresentação do repertório estudado para a comunidade escolar.

Avaliação 

Produto Final Apresentação musical sobre Carmen Miranda. Verifique se a turma consegue reconhecer o refrão em outras canções e se ocorreu o aprimoramento técnico na flauta doce.

Flexibilização 

Para trabalhar as noções de ritmo e de musicalidade com os alunos surdos vale investir em recursos como a percussão corporal (desenvolvida com base nos movimentos indicados por você ou realizados pelos colegas) ou em gestos que representem variações na melodia da música, como por exemplo, abaixar nas notas mais graves e levantar quando aparecem notas mais agudas. Alguns alunos também conseguem tocar instrumentos de percussão, porque são capazes de sentir a vibração. Apresente ao aluno surdo a letra da canção que será trabalhada, pois ele poderá interpretá-la em libras, com a ajuda do AEE. Enquanto os colegas buscam diferentes gravações das músicas de Carmen Miranda, o aluno com deficiência auditiva poderá antecipar a etapa da pesquisa sobre a biografia da cantora e apresentar os resultados para a turma. Também é possível mostrar aos alunos como a música selecionada torna-se "visível" nas partituras e em alguns programas de computador. As barras de áudio representam as oscilações na melodia e podem contribuir para que o aluno toque junto com os colegas e perceba as variações da música.

Deficiências 

Auditiva

Créditos: Ana Cristina Santos de Paula Formação: Professora do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, RJ.

continuar lendo

Veja mais sobre

Últimas notícias